Pular para o conteúdo

“Menino, calça o chinelo, olha o raio”: professor de Física diz o que é mito e verdade sobre raios

Você já ouviu recomendações da mãe ou da avó sobre o que fazer ou não durante uma tempestade com raios para se proteger? Se sim, fica que vamos te contar o que é mito ou verdade e esclarecer mais algumas informações com o professor de Física, Cleriston Robson. Mas afinal o que são raios?

Os raios são descargas elétricas formadas pela diferença de cargas entre as nuvens e o solo, com alta voltagem e alta amperagem. Eles são gerados quando a umidade do ar sobe e se transforma em água, as gotículas de água continuam subindo e transformam-se em partículas de gelo, essas partículas de gelo colidem umas com as outras e por atrito ficando carregadas eletricamente até ter uma quantidade de cargas tão grande que o ar não consegue mais isolar e neste caso ocorrem as descargas formando raios que podem ser entre nuvens (em sua maioria) e outras são descargas das nuvens para a terra.

Temos também uma descarga da terra para as nuvens que são mais raros – são chamados de descargas conectantes. Mas agora vamos aos mitos e verdades.

É mito ou verdade que o carro é o lugar mais seguro para passar uma tempestade porque os pneus são de borracha e não atrai raios?

“É verdade, o carro é um lugar seguro para passar uma tempestade lembrando que você deve esta com os vidros fechados. Sabemos que borracha é isolante, mas o carro não protege seus ocupantes por conta dos pneus e sim pelo fato da lataria funcionar como uma gaiola de Faraday, a chamada blindagem eletrostática. Os aviões são blindados também e protege seus ocupantes pelo mesmo motivo que o carro, a carcaça metálica”.

cleriston

Professor Cleriston Robson

É mito ou verdade que é necessário cobrir os espelhos da casa para não atrair raios?

“Mito. O espelho não atrai raio, ele apenas reflete a luz, era costume na época imperial cobrirem os espelhos devido suas armaduras serem de materiais condutores e nesse caso cobriam os espelhos, mas na atualidade as armaduras não são de ferros, portanto, não precisa cobrir”.

É verdade que não devemos ficar descalços durante uma tempestade com raios?

“Verdade, quando a mãe fala, ‘menino, calça o chinelo, olha o raio’, ela está coberta de razão, se um raio cair, ele espalha pelo chão e pode eletrocutar a pessoa, são inúmeras reportagens que fazendeiros perderam 30, 40, 80 gados por conta da queda de raio. Esse raio na maioria das vezes não caiu no gado em si, mas na cerca de arame ou uma árvore e espalhou pelo chão eletrocutando todos os animais que estavam ali próximo”.

É verdade que usar o celular durante uma tempestade há risco de choques através do carregador ou de atrair raios mesmo desconectados do carregador?

“Digo sempre para meus alunos, NUNCA usem o celular CONECTADO a tomadas em dias de tempestade, o risco é altíssimo de ocorrer uma sobrecarga na rede elétrica devido à queda de raios e isso pode chegar até você pelo carregador do celular. Vez ou outra aparecem reportagens falando que alguém veio a óbito por esta usando o celular conectado ao carregador durante uma tempestade. A galera gosta de botar fone de ouvido e ainda conecta o celular na tomada o que torna o risco maior ainda. O celular SEM estar conectado à tomada, não tem problema nenhum usar, o mesmo não atrai raio. Alerto mais uma vez, vamos nos conscientizar, o perigo é real e pode levar a vida de alguém se caso esteja conectado a tomada no momento de uma tempestade”.

Mito ou verdade que assistir televisão ou utilizar eletro portáteis e eletrodomésticos durante uma tempestade gera riscos de choques ou de atrair raios?

“Assistir TV, o risco é de queimar a TV e outros aparelhos que estiverem conectados às tomadas, caso houver uma sobrecarga na rede elétrica, o ideal é tirar todos os eletrônicos e eletrodomésticos das tomadas, pois mesmo desligados podem queimar, sabemos que o disjuntor é eletromagnético e desliga automaticamente, mas nada que seja 100% seguro, já vi muita gente com prejuízos enormes com a queima de seus eletrodomésticos”.

Como se proteger dos raios dentro e fora de casa?

Cleriston explica que estando dentro de casa durante uma tempestade o ideal para se proteger é não ficar em áreas abertas, perto de cercas elétricas e com janelas abertas. É fundamental estar calçado, se esquivar de usar ou abrir aparelhos que estejam conectados a tomadas. “Evite manusear materiais metálicos; evite tomar banho durante uma tempestade, mesmo porque a maioria das pessoas tomam banho descalço, quem tem chuveiros elétricos o perigo dobra, por último, fique longe das tomadas, pois as mesmas podem sobrecarregar se um raio cair na rede elétrica”, acrescenta.

Já se você estiver fora de casa durante uma tempestade, evite ficar em barracas, andar de guarda-chuva, andar de moto, ficar em abas de lojas ou em baixo de árvores, em campo aberto.

“Esses lugares são perigosos e você pode ser atingido por um raio, se você está fora de casa e a tempestade está muito forte, para sua proteção, coloque um pé próximo ao outro (juntos) e se agache na forma mais oval possível. NUNCA fique em piscinas, rios, lagos, barragens em dias de tempestade. O perigo é muito alto e na água a descarga atinge um raio maior e pode ser fatal”, alerta o professor.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), recebemos 78 milhões de raios por ano, o que torna o Brasil o maior receptor de raios, isso se deve porque estamos numa área tropical e somos o maior país dessa região.

Por Sheron Weide

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração