Luan Gama, um jovem prodígio de 11 anos, que ganhou destaque ao participar do quadro Pequenos Gênios, no Domingão do Huck, alcançou uma notável conquista ao ser aprovado no vestibular de matemática da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A decisão judicial reconheceu sua superdotação, permitindo que ele ingresse no ensino superior.
A aprovação surpreendeu Luan, que confessou ao Estadão estar “muito feliz”, especialmente porque acreditava não ter acertado muitas questões no gabarito, sendo a redação seu diferencial. A mãe de Luan, Lara Gama, revelou que o interesse acadêmico do filho surgiu ao ler sobre um adolescente de 14 anos aprovado em vestibular.
Atualmente, Luan se prepara para realizar provas de aceleração na Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM). Em caso de sucesso, receberá os diplomas de formação no ensino básico e médio, permitindo a matrícula na universidade. As avaliações ainda não têm data definida, mas o prazo para apresentar os diplomas à UEA é 15 de fevereiro.
Na última terça-feira (09/01), Luan visitou a Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), conhecendo laboratórios e projetos da universidade. Em dezembro do ano passado, recebeu uma menção honrosa entregue pelo reitor da UEA, André Zogahib.
Fonte: 180 Graus