Pular para o conteúdo

Microsoft compra divisão de celulares da Nokia

O CEO da Nokia, Stephen Elop (à esquerda) cumprimenta o colega da Microsoft, Steve Ballmer, durante o anúncio da aquisição da companhia (Luke Macgregor/Reuters)

O CEO da Nokia, Stephen Elop (à esquerda) cumprimenta o colega da Microsoft, Steve Ballmer, durante o anúncio da aquisição da companhia (Luke Macgregor/Reuters)

A Microsoft anunciou no final da noite desta segunda-feira que está comprando as principais divisões da fabricante Nokia por 5,44 bilhões de euros (cerca de 7,17 bilhões de dólares ou 17 bilhões de reais). A transação inclui a aquisição das unidades de aparelhos celulares e serviços da Nokia por 3,49 bilhões de euros e a compra das patentes registradas pela Nokia por 1,65 bilhão de euros – neste caso, a licensa para uso das patentes valerá 10 anos, com possibilidade de renovação.

Com o negócio bilionário, a empresa americana fundada por Bill Gates tenta entrar de vez no mercado de smartphones, no qual teve uma pálida presença desde a mudança de paradigma introduzida pelo iPhone na última década. As grandes esperanças estão nos aparelhos da linhaLumia, criada pela companhia finlandesa e que utiliza a plataforma Windows Phone – desenvolvida pela Microsoft.

O acordo também inclui a incorporação dos executivos da Nokia, incluindo o presidente executivo Stephen Elop. Ex-funcionário da Microsoft, ele é um dos mais cotados para assumir o comando da empresa americana no lugar do CEO Steve Ballmer, cuja aposentadoria foi anunciada recentemente. Jo Harlow, Juha Putkiranta, Timo Toikkanen e Chris Weber, integrantes do alto escação da Nokia, também devem se juntar à equipe da compradora.

“Estamos muito empolgados com a proposta de reunir os melhores esforços da Microsoft e da Nokia em aparelhos móveis”, declarou Ballmer em um comunicado a funcionários. “Estamos recebendo talento, tecnologia e propriedade intelectual incríveis”.

 

Fonte: Veja

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração