Pular para o conteúdo

Militante piauiense do MST é assassinado no estado do Pará com dois tiros

 

mamede_0Foi assassinado no estado do Pará, o piauiense e militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Mamede Gomes de Oliveira(foto ao lado). O “Seu Mamede”, como era chamado, foi morto dentro de seu lote na região metropolitana de Belém, com dois tiros. O suspeito dos disparos identificado como Luís Henrique Pinheiro foi preso logo após o assassinato.

Mamede Gomes de Oliveira é nascido no Piauí e ainda criança foi para Pedreira, no Maranhão, e logo depois se fixou no estado do Pará.

O militante atuou nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), no município de Ananindeua, antes de ir para a ocupação da Fazenda Taba em 1999, hoje Assentamento Mártires de Abril. Neste período, se tornou militante do MST. Grande lutador e defensor da Agroecologia, nunca abandonou a luta. Tinha certeza de como faria a sua ofensiva ao capital e sempre foi um bom dirigente e educador.

Mamede era uma grande referência na prática da Agroecologia e criou o Lote Agroecológico de Produção Orgânica (Lapo), onde desenvolvia experiências de agricultura familiar para comercialização e consumo próprio.

Segundo o MST, o assassinato do militante não ficará impune. O Movimento exige que o fato seja investigado, os militantes afirmam que “Mamede não foi apenas mais uma vítima da violência banal”. Segundo a polícia, o crime aconteceu na tarde do último domingo (23).

*Com informações da Ascom MST

Portal AZ

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração