Pular para o conteúdo

Ministério da Cultura confirma Oeiras como patrimônio brasileiro

 

oeiras-fco-leal

Foto:Francisco Leal

O tombamento foi deliberado ainda em janeiro de 2012 pelo Conselho Consultivo Patrimônio Cultural, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os conselheiros aprovaram a proposta por unanimidade.  Além de Oeiras, Piracuruca agora também faz parte do patrimônio brasileiro.

 

A inclusão dos municípios faz parte do projeto de criação da Rede de Patrimônio Cultural do Piauí, iniciada em 2008 para reforçar a identidade e cultura do Estado. Piracuruca e Oeiras se juntam a Parnaíba, tombada anteriormente pelo Iphan. Os três conjuntos históricos retratam a ocupação do interior do Brasil durante o século XVIII, além de terem sido palco de fatos importantes da Independência do Piauí e do Brasil.

 

Primeira capital do piauí, Oeiras já tinha outros bens tombados pelo Iphan: a Ponte Grande, o Sobrado João Nepomuceno e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória. Agora, também estão tombados o conjunto da Praça das Vitórias, o entorno dos riachos do Môcha e da Pouca Vergonha, o conjunto das praças do Mercado Público e Mafrense e do Largo do Rosário.

Com informações do Cidade Verde

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração