Pular para o conteúdo

Ministério da Saúde abre edital e Oeiras pode escrever-se para o “Mais Médicos”

Publicado por Welliton Mariano

 

download (7)O Ministério da Saúde vai expandir o Programa Mais Médicos para assegurar profissionais em municípios com dificuldade de contração na Atenção Básica. No Piauí, além de Oeiras, mais 29 municípios poderão se inscrever. O novo edital garante a incorporação de 100% das vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab).

A seleção, que será aberta nesta sexta-feira (16), integra 424 cidades em todo o Brasil, que ainda não participam do Mais Médicos. Municípios e médicos terão até os dias 28 e 29 de janeiro, respectivamente, para confirmar sua participação e efetuar a inscrição no sistema do Programa.

Estão aptas a aderir as prefeituras do Provab 2014, que encerra em fevereiro, e aquelas de maior vulnerabilidade econômica e social. Foram priorizadas, por exemplo, as cidades com 20% de sua população em extrema pobreza, com IDH baixo e muito baixo, localizadas no semiárido, Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Ribeira e nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. Também foi garantida expansão para os distritos indígenas.


Veja os municípios que podem se inscrever

Água Branca

Alto Longá

Barras

Brasileira

Cabeceiras do Piauí

Caxingó

Cocal

Currais

Demerval Lobão

Esperantina

Francisco Santos

Guadalupe

Inhuma

Itainópolis

Joaquim Pires

Luís Correia

Manoel Emídio

Marcolândia

Murici dos Portelas

Oeiras

Padre Marcos

Parnaíba

Pedro II

Piracuruca

Piripiri

Prata do Piauí

São Francisco do Piauí

São Pedro do Piauí

União

Valença do Piauí

Vera Mendes


Os médicos brasileiros continuam tendo prioridade na seleção. Só que agora, ao invés de uma, eles terão três oportunidades para escolher o município em que irão atuar. Na inscrição, cada profissional definirá até quatro cidades de diferentes perfis, conforme a sua prioridade. Os candidatos concorrem somente com aqueles que optarem pelos mesmos municípios e, quem não conseguir alocação, terá acesso às vagas remanescentes.

A data e horário da inscrição do médico não serão mais considerados como critérios de seleção. Para a classificação do médico na concorrência das vagas foram estabelecidas as seguintes regras: ter título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade; experiência comprovada na Estratégia Saúde da Família; ter participado do Programa de Educação pelo Trabalho – PET (Vigilância, Saúde, Saúde da Família e Saúde Indígena); VER-SUS; do ProUni ou FIES. Como critérios de desempate serão considerados a maior proximidade entre o município desejado e o de nascimento e ter maior idade.

Com informações do  Ministério da Saúde

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração