Pular para o conteúdo

Ministério Público do Piauí orienta sobre manuseio de cadáveres com coronavírus no Piauí

MP orienta sobre manuseio de cadáveres com coronavírus no Piauí

Seguindo as orientações preventivas e de combate à Covid-19, o novo coronavírus, o Ministério Público do Piauí (MP-PI) expediu uma nota técnica dando orientações sanitárias e ambientais sobre o manuseio de cadáveres com óbitos suspeitos ou confirmados pela doença.

As recomendações se assemelham as que foram emitidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo (23). Tratam-se de restringir ao mínimo necessário o número de funcionários na preparação de corpos infectados com a doença bem como a devida higienização das mãos após o procedimento. Não dispensar o uso da EPIs, como luvas cirúrgicas, máscara, avental impermeável. Os sistemas de tratamento de ar devem permanecer ligados enquanto é realizada a limpeza do local.

No transporte do corpo, o carro funerário deve ser submetido à limpeza e desinfecção de rotina após o transporte do cadáver. O corpo deve ser colocado em um saco plástico impermeável selado. No velório as pessoas devem evitar contato físico com o corpo e nas superfícies do ambiente, pessoas sintomáticas respiratórias devem evitar comparecer. O local do velório deve disponibilizar água, papel toalha e álcool em gel para higienização das mãos.

O MP-PI orienta a expedição dessa recomendação a hospitais e locais de serviços funerários para que adotem os cuidados durante os procedimentos.

 

 

 

 

 

Fonte: Viagora

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração