Publicidades
DestaqueMancheteRegiãoRegional

Ministro da saúde, Mandetta orienta que a população utilize máscaras feitas em casa

O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, orientou às pessoas a confeccionarem suas próprias máscaras caseiras em pano, segundo informações publicadas no Correio do Estado.

“Essa questão de máscaras, se temos poucas, vamos deixar para os enfermeiros, médicos. Se for para sair e ir até a unidade de saúde para confirmar, usa uma máscara de pano, confecciona a sua máscara. Eu digo assim, poupe o material de saúde para os enfermeiros e médicos. Eles são as pessoas mais importantes da cidade hoje, o pessoal da Saúde”, disse em coletiva.

Mandetta reclamou, em coletiva realizada no dia 19 de março, que as pessoas compararam as máscaras e desabasteceram o setor e que se necessário vai tomar medidas necessáris para produzir “Vamos lutar e vamos fazer, máscara também. Não tem essa de material da China, vamos ver qual material pode fazer, se precisar, não tem problema, se não tiver descartável vamos de pano”, declarou Mandetta.

 

“Qualquer um pode fazer sua máscara de pano” – Luiz Henrique Mandetta

Na terça-feira, o ministério já tinha sinalizado que trabalhava em um protocolo para ampliar o uso do equipamento. Mandetta ressaltou que há estudos científicos que indicam o uso e disse que conversa com a indústria têxtil para que máscaras feitas com TNT sejam produzidas e oferecidas para a população em geral.

Nesta quarta, o ministro também reforçou que há a possibilidade de uso de máscaras caseiras e pediu para que as máscaras cirúrgicas ou N95, que oferecem maior proteção, sejam deixadas apenas para o uso de profissionais da saúde. Ele pediu, inclusive, para que quem comprou o modelo N95 entregue nos hospitais para uso dos médicos. Conforme o site G1

Tecidos indicados

Durante apresentação, o ministro pediu aos técnicos da pasta que divulguem ainda na manhã de quinta-feira as orientações completas sobre o tema. Segundo o ministro, o que antes ele mesmo apresentou como “protocolo” serão na verdade recomendações simples sobre quais os tipos de tecido usar, tempo de uso e como lavar as máscaras para reutilização.

“Acho que máscaras de pano para os comunitários funciona muito bem como barreira. Não é caro de fazer, faça você mesmo, tem na internet, faça você mesmo e lave com água sanitária, ou o nome que você conhece. Lave por 20, tenha 4 ou 5 de uso pessoal, você mesmo lava, reaproveite. Agora é lutar com as armas que a gente tem. Não adianta a gente ficar agora lamentando que a china não tá produzindo. Vamos ter que criar as nossas armas e as nossas armas vão ser aquelas que nós tivermos”, disse Mandetta.

Como confeccionar máscara de proteção caseira

Na internet há inúmeros vídeos ensinando como fazer máscara, inclusive modelos e moldes que podem ser baixados gratuitamente. Há orientações antigas de médicos com passo-a-passo de como fazer máscaras para pacientes em tratamento quimioterápico, que podem ser utilizadas agora para a pandemia por coronavírus COVID-19.

O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas, ela deve cobrir totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais. Também é importante que a máscara seja utilizada corretamente e que não, seja manipulada enquanto estiver na rua e antes de ser retirada deve-se lavar as mãos.

A apresentadora Ana Furtado, que usou máscaras personalizadas durante o tratamento quimioterápico, levou a artesã Silvia Oliveira ao programa “É de Casa” para ensinar a fazer máscaras protetoras decoradas que disponibilizou os moldes do link abaixo.

– Baixe modelos e moldes de máscara de proteção

Médicos ensinam como fazer máscara caseira

Dr. Chen Xiaoting, um médico anestesiologista de Twaian, compartilhou instruções de como fazer máscara facial de pano em seu Facebook. Ele explicou que o uso de “máscaras faciais de tecido” não é estranho para os médicos experientes.

Ao contrário das máscaras cirúrgicas, essas máscaras podem ser lavadas e reutilizadas regularmente.

A máscara que ele ensinou a fazer possui 3 camadas que compreende materiais como:
– Camada de tecido não impermeável (frente)
– Camada Tecido respirável (meio)
– Camada de algodão (traseira)

Comentários

Artigos relacionados

Fechar
Fechar