Pular para o conteúdo

Movimento lançará aplicativo para mapear e combater violência nos terreiros

R1O movimento de matrizes africana do Estado vai lançar um aplicativo que irá mapear e combater a violência nos terreiros do Estado.

o App batizado de “Eu tenho fé” terá botão de denúncia no mesmo modelo do Salve Maria para denunciar a violência sofrida nos templos religiosos de cultura africana.

A estimativa é que o Estado tenha mais de 7 mil terreiros.

Segundo a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, o Piauí é o 4º estado que tem mais casos de intolerância religiosa.

O vice-coordenador Nacional do CENARAB (Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro Brasileira), Pai Rondinele de Oxum, destacou que o mapeamento irá ajudar a definir um perfil das comunidades matizes africanas.

Pai Rondinele de Oxum ressaltou ainda que o aplicativo chega em um momento muito importante, em pleno século 21, onde pessoas estão a todo momento com seus Smartphones à mão, seja no trabalho, seja na escola ou em casa.

“Saber quantos somos e onde estamos é fundamental, pois só assim será possível fomentar ideias e criarmos políticas públicas onde nosso povo seja ouvido, para que tenhamos vez e voz de fato e de direito”, disse pai Rondinele.

O aplicativo está sendo desenvolvido pela Prodater e deverá ser lançado até o final do mês.

Botão da denúncia

Pai Rondinele explica que o aplicativo ajudará a denunciar qualquer tipo de violência nos terreiros. A Prodater ainda não concluiu a ferramenta que terá também um número telefônico  para as pessoas procurarem ajuda.

Quando o App estiver em pleno funcionamento qualquer pessoa poderá usar o Google e irá localizar endereços e informações sobre os terreiros do estado.

Rondinele também destacou: “cansei de ver terreiros invadidos, depredados e apesar da constituição nos amparar, na verdade, não vejo penas verdadeiras para estes perturbadores da fé alheia. Para mim, quem invade um terreiro ou qualquer templo religioso, seja de qual segmento for, deve ser punido nos mais altos rigores da lei”.

Fonte: Cidade Verde

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração