Publicidades
GeralNoticias

Museu Ozildo Albano reabre mostrando suas novas instalações

O Museu Ozildo Albano, em Picos-PI, é uma instituição de acervo, pesquisa, preservação e valorização do patrimônio histórico do Vale do Rio Guaribas. Foi criado em 1968, graças à iniciativa do colecionador José Albano de Macedo (Ozildo Albano).

Declarado de utilidade pública municipal o acervo é referência cultural para a população da região sendo um dos museus particulares mais completos do Brasil. Único museu climatizado do Piauí.

Museu Ozildo Albano/Foto: Edvan Oliveira
Museu Ozildo Albano/Foto: Edvan Oliveira

Entre 2011 e 2012 o museu passou por melhorias significativas no espaço físico, adquiriu equipamentos e mobiliários, recebeu oficinas de capacitação, reformulou o programa expositivo, reforçou sua identidade visual, e implantou o laboratório de conservação; a reestruturação foi possível devido ao projeto de transferência guarda e curadoria museológica de acervo arqueológico.

DSCF4286
Sala Memorial Ozildo Albano/Foto: Edvan Oliveira
DSCF4309
Chave da Primeira Cadeia de Picos/Fotos: Edvan Oliveira

O acervo do Museu é diversificado, destacando-se a arte santeira; utensílios e objetos do cotidiano regional; obras de artistas locais; artefatos arqueológicos; documentos sobre a escravidão, a Batalha do Jenipapo e a passagem da Coluna Prestes pela região.

DSCF4294
Lamparina de Azeite do século I da era cristã/Foto: Edvan Oliveira
DSCF4295
Arte santeira/Foto: Edvan Oliveira
DSCF4308
Arsenal de armas Antigas/ Foto: Edvan Oliveira

A Equipe do Museu acredita que muito precisa ser feito pela cultura regional e se coloca como aliada nesse processo, convidando a todos para usufruir dos programas e atividades oferecidos pelo Museu.

O horário de visitação é de terça a domingo, a partir das 8 horas da manhã. Para as escolas estaduais e municipais é preciso o agendamento e a visitação é grátis. É paga uma pequena  pelos os demais visitantes, sendo, R$ 1,00 crianças e R$ 2,00 adultos.  Esse valor é revertido para a manutenção do Museu.

DA REDAÇÃO DE PICOS.

REPÓRTERES: EDVAN OLIVEIRA, CRISLENE CARVALHO E ELAYNE SILVA

 

 

 

Comentários
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar
Fechar