Pular para o conteúdo

“Não é a cor da pele que vai nos diferenciar, precisamos entender isso, a cor da pele é só um detalhe, nós somos pessoas” diz representante do Movimento Negro em Oeiras

Dia 20 de Novembro, data especial em nosso país quando comemoramos o dia da Consciência Negra. Mas o que seria realmente o termo “consciência negra”? Qual o seu significado nos das atuais? É sobre esse dia especial que trataremos na nossa coluna de entrevistas dessa quarta-feira (20), onde conversamos com a representante do movimento negro em Oeiras Natalia Santos, que comentou sobre o verdadeiro significado desse dia, além de deixar um recado aos oeirenses nessa data comemorativa.

 

IMG_20141120_093735452

 

Entrevista:

Quem é você como pessoa e como profissional?

 

Como pessoas sou uma mulher batalhadora envolvida com o movimento negro, sou professora, dou aula nas escolas de famili agrícola nos Caldeirões, faço paetê da Igreja, colaboro muito com os trabalhos da Igreja, e meu dia a dia é sempre na luta.

 

Como representante do movimento negro em Oeiras, Qual a importância do dia 20 de novembro?

 

É muito grande, até por que se não fosse o líder Zumbi dos Palmares eu acho que o povoo negro não teria consciência de que precisava lutar pela sua liberdade, então Zumbi foi aquela pessoa que consegui passar isso, por que existem aquelas pessoas que não são conscientes da sua negritude, mas aquelas que são conscientes Zumbi dos Palmares foi um exemplo.

 

Na sua opinião, os jovens de hoje tem participado mais das atividades referentes ao movimento negro? 

 

Eu posso falar pelos meninos do bairro Rosário, ele são envolvidos desde pequenos com a congada mirim, com o grupo de percussão, com a dança das meninas, mas nem por isso eles se envolvem de uma maneira que agente fale “A esse ai é uma pessoa que a gente possa contar”, as vezes sim, as vezes não.

 

Você tenha medo que essas tradições se percam?

 

Eu não tenho medo não. Eu acho eu aqueles que realmente adquirem a consciência ele vai dar continuidade e com certeza ele vai envolver outras pessoas.

 

Queria que você deixasse uma mensagem para os oeirenses nesse dia?

 

A mensagem que eu deixo é sobre a discriminação. Hoje é ia da Consciência Negra e nem todo mundo tem essa consciência. A Consciência Negra não é na maneira de agir. Vimos em 2014 quantos negros foram discriminados, então essa consciência temos que adquirir, que o negro e o branco são pessoas e não são diferentes e possuem a mesma características humana, não diferimos em nada, somos pessoas, não é a cor da pele que vai nos diferenciar, precisamos entender isso, a cor da pele é só um detalhe, nós somos pessoas.

 

Da redação

Welliton Mariano

 

 

 

 

 

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração