Publicidades
Entretenimento

Niède Guidon vai ocupar a cadeira nº 24 da Academia Piauiense de Letras

O discurso de recepção será proferido pelo acadêmico Nelson Nery Costa

A arqueóloga Niède Guidon vai tomar posse como novo membro da Academia Piauiense de Letras (APL). A solenidade está prevista para a próxima sexta-feira, 27, às 17h e será transmitida pelo canal youtube.com/nestante.

O presidente da Academia de Letras do Piauí, jornalista Zózimo Tavares, convidou Niède para ocupar a cadeira nº24, ocupada anteriormente por Paulo de Tarso Melo e Freitas. O discurso de recepção será proferido pelo acadêmico Nelson Nery Costa.

Biografia

Niède Guidon nasceu em 12 de março de 1933, em Jaú (SP). Formou-se em História Natural e especializou-se em Arqueologia na Sorbonne. Fez seu doutorado ainda na França e retornou ao Brasil para trabalhar com arqueologia na USP.

Porém, a ditadura militar a fez voltar para Paris, onde seguiu importante carreira acadêmica. Em 1970, durante uma estada no Brasil, foi ao Piauí checar os sítios arqueológicos que lhe haviam sido apresentados por fotografias.

Foi o primeiro contato com a região da Serra da Capivara, onde desde 1981 Niède vive e dirige um significativo patrimônio cultural e ambiental, por meio da Fundação Museu do Homem Americano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: APL

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo