Pular para o conteúdo

Nos EUA, jovem do interior do PI diz que intercâmbio ‘mudou a sua vida’

A reportagem da TV Meio Norte foi aos Estados Unidos para ver como estão vivendo os jovens piauienses que estão participando do programa de intercambio do governo do Estado, “Aprender é uma viagem”. Ieldyson Vasconcelos entrevistou as estudantes Larissa e Lisandra, atualmente morando em Orlando e estudando em uma escola pública de alto padrão.

 

Elas são duas dos 120 estudantes selecionados entre 1.500 jovens que se inscreveram no programa. Todos tiveram cursos intensivos de inglês e espanhol oferecidos nas 21 Gerências Regionais de Educação de todo o estado antes da seleção, ocorrida no final do ano passado. Agora os jovens selecionados passarão seis meses em países estrangeiros, para aprender uma nova língua. Os 10 primeiros colocados na seleção puderam escolher para onde iriam viajar.

 

Em entrevista na escola Ocoee High School, onde Larissa e Lisandra estão estudante, Ieldyson Vasconcelos ouviu sobre como está sendo a vida das jovens, que no Piauí estudavam em Capitão de Campos e Itainópolis, respectivamente. Morando na residência de americanos, elas vivem uma rotina ainda mais exigente, adequando-se ao modo de vida do país.

 

“Tudo mudou já quando soube que ia passar pelo curso, com as aulas de inglês para adaptação, já que não tinha experiência nenhuma de inglês. Tudo que estudava em Capitão de Campos era o básico. Felizmente recebi muito apoio da família, eles me incentivaram. Quando passei foi incrível” contou Larisse, que perdeu o pai aos 12 anos e contou com apoio da mãe.

entre6.jpg

Como um dos idealizadores do projeto, o governador Wilson Martins concedeu entrevista ao jornalista Ieldyson Vasconcelos na manhã desta quarta-feira (19/02), e falou na emoção em ver o padrão de vida e de estudos que as jovens estão tendo com o programa do Governo do Estado.

Governador acompanhou a exibição da matéria

entre1.jpg

“Eu estudei em escola pública nas séries iniciais, em colégios do governo, até que consegui uma bolsa do MEC para estudar no Colégio Diocesano. E nas férias, os filhos dos doutores iam para os Estados Unidos, e eu ia para Santa Cruz, caçar de baladeira. E todos nos ficávamos encantados quando eles chegavam, com a mente mais aberta, sentimento de um ganho significativo do conhecimento. As meninas nem davam mais bola pra gente, só para quem ia para os Estados Unidos. Eu brinco, mas essa era a verdade”, relata o governador.

Ele contou experiências sobre o que viveu durante os tempos de escola

entre2.jpg

Wilson conta que quando pensou no programa, convocou o secretário de Educação Átila Lira e pediu o levantamento de quanto custaria. “Separamos 8 milhões e meio de reais”, ressalta.

 

“Esse programa dá uma bagagem, sobre todos os aspectos. Por exemplo. Pense como eles vão ajudar o Piauí e o Brasil com o conhecimento, a noção diferente de mundo, de escola, de conhecimento, e falando uma língua estrangeira. É um projeto importante dentro da transformação que estamos construindo, dando a oportunidade de ter uma educação com o melhor nível do mundo”, destaca.

Mãe de Larissa vê a filha contando experiências

entre4.jpg

Mulher que hospeda piauiense fala que jovem é muito responsável

entre3.jpg

Diretor da escola destaca que entusiamos de jovens piauienses ajuda a motivar os próprios estudantes americanos

entre5.jpg

Casa onde uma das piauienses está morando. Bem diferente das que moravam, e bem ao padrão americano

entre7.jpg

Ao invés de livros, estudantes recebem computadores

entre8.jpg

entre9.jpg

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração