O Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) destinará mais de R$ 315 milhões para aprimorar a saúde no Piauí, incluindo a construção de novas instalações e a aquisição de equipamentos.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) receberá os fundos para implementar várias melhorias em oito municípios. “Esses recursos significativos permitirão uma melhoria substancial nos serviços de saúde pública do Piauí”, disse o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz.
As propostas aprovadas pelo Ministério da Saúde incluem a construção de um novo Centro de Atenção Psicossocial (Caps), um Centro Especializado em Reabilitação (CER), três Centros de Parto Normal (CPN), duas novas maternidades e três policlínicas regionais.
“Desenvolvemos os projetos e fomos agraciados com esses novos equipamentos, que vão melhorar e descentralizar significativamente o acesso dos piauienses a serviços de saúde mais complexos”, destacou o superintendente de gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
O Novo PAC, um programa de investimentos coordenado pelo Governo Federal, visa acelerar o crescimento econômico e a inclusão social, gerando empregos e renda e reduzindo as desigualdades sociais e regionais. No setor da saúde, o Novo PAC planeja investir R$ 31,5 bilhões até 2026.