O governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, criou em maio de 2023 o Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco. A unidade é ligada à Secretaria de Estado da Segurança Pública, do secretário Chico Lucas. O instituto, sob direção geral de de Marcelo Mascarenhas, é responsável pela realização de emissão de documentos de caráter civil, como o documento de identidade (RG), certidão de profissão declarada, certificados digitais e outros.
Em Oeiras, o local de emissão do novo documento de identidade (RG), funciona no Espaço Cidadania, localizado na Rua Professor Rafael Farias, S/N, ao lado do colégio CETI – Pedro Sá, das 08h às 13h de segunda a sexta-feira. A emissão do RG é gratuita e tem prazo de 01 dia útil para recebimento do documento.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, essa nova versão da identidade reunirá num só documento dados como o título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e previdência social, carteira nacional de habilitação, além de NIS/PIS/Pasep.
Quais documentos são obrigatórios para a emissão do novo RG?
-Certidão de nascimento ou de casamento
(originais com selo de verificação – no caso da certidão de casamento, deve estar dentro da validade de dez anos;
-CPF;
-Comprovante de residência.
Quais documentos são opcionais?
NIT, PIS, PASEP;
CNH;
Título de eleitor;
Tipo sanguíneo;
Carteira profissional;
Certificado de reservista (no caso dos homens);
Cartão do SUS;