Pular para o conteúdo

NUVVI lança campanha pela valorização da vida com o tema: “Amar e mudar as coisas me interessa mais”

setembro

Aconteceu na noite desta quarta-feira, 04, o lançamento da Campanha Setembro Amarelo 2019 no auditório da Câmara Municipal de Oeiras. O tema abordado esse ano é “Amar e mudar as coisas me interessa mais”.

O suicídio é considerado uma questão de saúde pública, devido os altos índices que vem alcançando e por evidenciar como a forma de nos relacionarmos tem influência para que o fenômeno aconteça. Desta forma, a necessidade de ações que viabilizem novas formas de relacionamento e que promovam uma melhor saúde mental são tão importantes.

O mês de setembro é dedicado à realização de atividades que nos façam pensar sobre a valorização da vida e a prevenção do suicídio como uma tarefa de todos, evidenciando a complexidade que envolve a ideação e morte autoprovocada.

Desta maneira, tendo como objetivo, auxiliar o outro a repensar as possíveis mudanças necessárias para que haja uma real valorização da vida, o tema escolhido para a campanha de prevenção do suicídio e valorização da vida do NUVVI 2019 foi: “AMAR E MUDAR AS COISAS ME INTERESSA MAIS”.

O lançamento contou com a presença do diretor do Hospital Regional Deolindo Couto Alípio Sady, da coordenadora do Núcleo de Valorização a Vida (NUVVI), a psicóloga Milena Faustino, o presidente da OAB Adriano Dantas, O diretor de ensino do IFPI – Oeiras, José Francisco, a diretora da 8ª GRE Tatiane Barbosa de Carvalho, das psicólogas Érica Melo e Carla Oliveira, dos vereadores Gilmar Fontes (PT), Nelson Júnior (PT) e Fortunata Fontes (PT) e do palestrante e psicólogo Me. Pedro Victor Batista Modesto.

“Pegamos um trecho da música do saudoso Belchior que trabalhou muito em suas músicas a questão do amor, mais humanidade, olhar o outro com o olhar mais próximo, e escolhemos essa temática por entender que o mês de setembro além de trabalhar a questão do suicídio, é ideal falar sobre a valorização da vida, pois não há outra forma de falar sobre a valorização da vida que não seja respeitando o outro, respeitando as diferenças”, relatou a Psicóloga Milena Faustino.

Milenap

Psicóloga Milena Faustino/Foto: Thiago Reis

Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Adriano Dantas, participar de um momento relevante como este, momento que valoriza o ser humano e valoriza um bem maior que é o ser humano, a vida. Isso precisa ser realmente cuidado com muito zelo pelas instituições e pela sociedade e um tema dessa magnitude precisa ser abordado de forma mais ampla e com uma habitualidade maior e não apensa durante o ‘Setembro Amarelo’.

“É necessário que ações dessa natureza sejam difundidas e sejam trabalhadas não só pelo Hospital regional Deolindo Couto, não só pelo Governo do Estado do Piauí, não só por todas as esferas do governo, mas também pelas demais instituições que integram a sociedade. A sociedade civil organizada precisa realmente ter uma preocupação voltada pra essa questão. Aqui na nossa região como todos nós sabemos é uma região que possui uma incidência preocupante nesse sentido. É preciso que aqui tenhamos ainda essa preocupação de uma forma mais contundente e mais aguçada”, disse o presidente da OAB Adriano Dantas.

adriano

Adriano Dantas presidente da OAB/Foto: Thiago Reis

Para o vereador Gilmar Fontes “é muito importante nesses momentos às pessoas se aproximarem de Deus, isso faz as pessoas terem uma força maior. Existem pessoas que estão no fundo do poço, pessoas que infelizmente não acreditam mais na morte, muitos amigos nossos já se foram através do suicídio. E é exatamente nessas águas profundas que precisamos se aproximar dos nossos irmãos e ajuda-los”.

Gilmar1

Vereador Gilmar Fontes/Foto: Thiago Reis

O psicólogo Me. Pedro Victor Batista Modesto em sua palestra falou sobre a importância de falar sobre o suicídio, falar sobre a morte que é algo que está presente em nossas vidas, mais temos medo de falar, segundo ele precisamos quebrar esse tabu. Falou também de temas importantes que podem nos ajudar a evitar e diminuir o suicídio em nossa cidade.

Pensar em tirar a própria a vida é mais frequente do que parece, principalmente entre pessoas que sofrem de doenças como a depressão e bipolaridade.

Segundo informações o suicídio é a segunda principal causa de mortes entre jovens e adolescentes de 15 a 29 anos de idade em todo o mundo.

Pedro Victor destacou algumas atitudes que podem ser observados e que devem ser levadas em observação: FALAS REPETIDAS que dizem “NÃO VEJO MAIS SENTIDO NA VIDA”, “NÃO QUERO MAIS VIVER”, “QUERO SUMIR”, são falas que merecem ATENÇÂO.

Pedro

Psicólogo Me. Pedro Victor/Foto: Thiago reis

Oeiras está no ranking de Cidades com Maior Número de Suicídio e o NUVVI foi criado para mudar essa realidade.

“Sabemos que não podemos acabar com o suicídio, mais podemos mudar essa realidade, podemos diminuir a quantidade de suicídios em Oeiras e região”, finalizou Milena Faustino.

sady

Diretor do HRDC Alípio Sady/ Foto: Thiago Reis

nj

Tatiane Barbosa-diretora da 8ª GRE/Foto: Thiago Reis

nd

Vereador Nelson Júnior/Foto:Thiago Reis

aedson

Foto: Thiago Reis

nuvvi

Foto: Thiago Reis

psi

Foto: Thiago Reis

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Thiago Reis e Romário Britto

 

 

 

 

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração