Pular para o conteúdo

O Novo PAC vem aí?

O Novo PAC vem aí? Carlos Rubem

Faz tempo que sou um dos entusiastas da restauração do prédio em que abrigou a Fábrica de Laticínios dos Campos, antiga possessão oeirense, hoje, Campinas do Piauí, inaugurada em 1897, pelo Engenheiro Antônio Sampaio, que clama pela atenção das autoridades constituídas.

É uma bandeira não apenas empunhada por mim. Muito ao contrário: os nativos daquele município anseiam, estoicamente, por aquele cometimento. Muitos formadores de opinião se batem com este mesmo propósito. Mas as cousas no Piauí são difíceis, mormente no campo cultural.

Na abalizada análise do polígrafo Possidônio
Queiroz que, em escrito datado de 1972, assim se expressou, sobre o que ficou cristalizado na mentalidade da população do sertão do Piauí sobre o imóvel cultural em colóquio:

“Agora a fábrica se fechou para sempre. Resta aos velhos habitantes da região apenas a lembrança dos áureos tempos, em que havia ali muito gado, muito trabalho, dando a todos a feliz sensação de paz e progresso. Hoje, quem passa por Campos, atualmente Campinas do Piaui, tem a ver apenas o melancólico espetáculo do imponente prédio, cuja majestosa chaminé aponta, em segredo ou silenciosamente para o céu, como sinal de protesto, como grito solene contra a ação depredatória que destruiu, transformando numa ruinaria a opulenta fábrica que foi uma das mais importantes da América do Sul.”

Ninguém pode desistir desta luta que é de todos. Graças a benfazeja ação do economista Felipe Mendes, no dia 24 outubro do fluente ano (2023), o prefeito daquela comuna, Jomário, estivemos reunidos com a Superintendente do IPHAN, em Teresina, Teresinha Ferreira, orientando-o a inscrever o Projeto Arquitetônico daquele equipamento fabril junto ao Programa NOVO PAC SELEÇÕES – Eixo cultural, junto ao MinC.

Depois do preenchimento de um complicado formulário, contando com a minha parca colaboração, eis que aludida inscrição foi procedida em tempo hábil. Aguardo, confiante, ante a forte fundamentação elencada, a sua aprovação.

Espera-se que a representação política, não somente no âmbito federal, se empenhe, de verdade, para alcançar aquele velho sonho coletivo.

Vejam, em síntese, o que foi pleiteado:

OBJETO: Revitalização da antiga Fábrica de Manteiga e Queijo das Fazendas Nacionais no município Campinas Do Piauí-PI.
Número da Proposta: 20411000032/2023
—————–
OBJETO: Requalificação da Praça General Ademar Rocha no município de Campinas do Piauí/PI, entorno da Antiga Fábrica de Manteiga e Queijo das Fazendas Nacionais.
Número da Proposta: 20411000199/2023
——————
OBJETO: Revitalização da antiga sede da Prefeitura de Campinas do Piauí-PI, entorno da Antiga Fábrica de Manteiga e Queijo das Fazendas Nacionais.
Número da Proposta:
20411000219/2023

 

Por Carlos Rubem

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração