Pular para o conteúdo

“O Piauí promoveu uma Segunda Revolução”, diz Lula sobre educação

“O Piauí promoveu uma Segunda Revolução”, diz Lula sobre educação 

O ex-presidente Lula destacou o trabalho que o Piauí vem desenvolvendo, pontuando que a educação transforma e é capaz de tirar o povo da situação de pobreza. “O Piauí promoveu uma Segunda Revolução”, disse ao enaltecer a universalização do ensino superior no Estado.

Ademais, Lula brincou e disse que nunca mais chamará Wellington Dias de “índio”, e sim de “Doutor Governador”, para que ele ensine aos demais governadores como se comanda.

Ao fim do discurso, os presentes no evento quebraram o protocolo e procuraram o ex-presidente para realizar registros fotográficos.

Logo mais, Lula dá andamento a sua agenda no Piauí, e participa de um encontro com lideranças partidárias e com militantes petistas. A pauta política congrega as pretensões do fortalecimento de sua virtual pré-candidatura à Presidência da República nas eleições de 2022. Em Pernambuco, por exemplo, ele esteve reunido com o governador Paulo Câmara, do PSB.

Em seu discurso, o líder piauiense, Wellington Dias, deu as boas-vindas à esposa do ex-presidente, Janja, e aproveitou para enaltecer Lula, apontando que ele inspira e traz a mensagem que a educação é a porta para a erradicação da pobreza.

“O senhor nos traz esperança e nos inspira quando diz que o Brasil tem o compromisso, que todas as pessoas possam tomar café, almoçar e jantar todo dia, que a educação é a porta de erradicação da pobreza. Com a sua história de vida, de resistência, nos impõe muita firmeza para lutar, temos que nos inspirar em Luiz Inácio Lula da Silva”. Dias ainda complementou. “Queriam tirar o senhor, porque o senhor representa um perigo aqueles que não querem que o pobre tenha vez”.

Lula e W.Dias entregam reforma  de escola na zona Leste de Teresina

Na ocasião foi assinada a ordem para expansão da UAPI (Universidade Aberta do Piauí), chegando aos 224 municípios do Piauí. Alcançando assim, a universalização do ensino superior no Estado.  Na ocasião, foi destacado o trabalho de Lula durante suas gestões, tomando como município modelo Guaribas.

Para homenagear o ex-presidente, estudantes beneficiados com programas como o Bolsa Família, ProUni discursam evidenciando o sucesso das ações na ampliação do acesso ao ensino no país. Além disso, na solenidade também foram inauguradas as obras de modernização do CETI Pedra Mole, com investimentos na ordem de R$ 800 mil, integrando o eixo do Pro Piauí. 

Em seu discurso o secretário de Educação, Ellen Gera, disse que a presença de Lula no Piauí em uma escola pública é “simbólica”. “O lema de escola pública para todos e todas, é que nos permite estar aqui hoje presentes. Aqui nos permite ter educação em tempo integral, aumentar as matrículas, educação de jovens e adultos”, disse.

Coordenador do PRO Piauí, o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, pontuou que a presença do ex-presidente enche o Piauí e o Brasil de esperança. “Queria agradecer a sua presença, sua presença nos enche de esperança, essa é a palavra que o senhor mais representa para nós do Piauí, para o Brasil, todos sabem que o período do ex-presidente Lula e da ex-presidente Dilma foi o que mais se investiu na educação. O número de institutos federais que o ex-presidente Lula criou foi maior do que toda a história do Brasil“, destacou.

Fonteles destacou os avanços na educação piauiense, indicando que essa experiência deve ser levada pelo ex-presidente em seu projeto. “Os exemplos de todos falam mais do que os números que nós colocamos, fica muito mais concreto. Outra dado importante, tivemos a Pandemia e veja o problema que foi continuar os estudos, mas por conta do Canal Educação o Piauí foi o Estado que não parou em nenhum momento”.

Lula homenageia vítimas da Covid-19 

No CETI Pedra Mole, o ex-presidente Lula plantou uma muda de caneleiro, árvore símbolo de Teresina, numa homenagem às vítimas da Covid-19 no Piauí.

Na ocasião, ele estava acompanhado o governador Wellington Dias, do secretário de Fazenda, Rafael Fonteles e de outras autoridades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Meio Norte

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração