Publicidades
Geral

Oeiras: Casa da Pólvora está aberta para visitações

Publicado por: Welliton Mariano

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo comunica a todos os interessados, que a Casa da Pólvora está aberta para visitações, de terça a sábado, no horário de 08:00 ás 12:00 hs, com agendamento prévio no Balcão de Informações Turísticas de Oeiras, com funcionamento no Solar das 12 Janelas, no Centro Histórico.

A coordenação está sob a responsabilidade de Maurena Maria, através dos seguintes contatos: (89)3462-1760 ou (89)9465-9141.

 

oeiras03
Casa da Pólvora – Foto: CEV

 

Uma edificação do século XIX de grande valor para a história do Piauí e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Casa da Pólvora, foi reaberta durante a nona edição doFestival de Cultura de Oeiras, realizado nos dias 13, 14 e 15 de novembro de 2014 após passar por reformas no telhado, e permanece aberta para visitação do público em Oeiras durante toda a semana.

O local trata-se de uma construção simples feita à base de pedras brutas e argamassada, aliadas a uma mistura de cimento e esterco do gado. Mistura que deu certo e, desde sua construção, a casa se mantém de pé com todas as pedras originais. Devido seu inestimável valor a gestão do Prefeito Lukano Sá tem investido em medidas para facilitar as visitas ao local possibilitando uma aproximação da população com um marco da história do estado.

A estrutura que foi erguida sobre um lajedo de pedras para abrigar uma fábrica de pólvora é considerada a única edificação militar do período colonial no Piauí ainda existente. A Casa da Pólvora é o marco da emancipação do Piauí durante as lutas pela independência, e é tida por muitos escritores piauienses como o primeiro museu do Piauí, onde eram guardadas armas que utilizavam pólvora.

Ascom/PMO

 

 

 

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar
Fechar