A cidade de Oeiras sediou, neste sábado (24), a solenidade de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, que homenageou 34 personalidades por contribuições relevantes ao desenvolvimento do estado. O evento integrou a programação oficial pelos 203 anos da adesão do Piauí à Independência do Brasil e foi realizado no Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes.
A cerimônia contou com a presença do governador Rafael Fonteles, além de autoridades estaduais, municipais e representantes da bancada piauiense no Congresso Nacional.
Durante o ato, o governador destacou o simbolismo histórico da data e a importância de reconhecer tanto os heróis do passado quanto os do presente. Ele ressaltou que a homenagem também se reflete em ações concretas, com obras e políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população.
Na agenda institucional, o gestor lembrou a inauguração da reforma do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Farmacêutico João Carvalho, ocorrida na sexta-feira (23), além de intervenções realizadas em parceria com a Prefeitura de Oeiras, como o Centro Comercial da Vila e o Centro Esportivo Assis Carvalho.
Também foram citados investimentos em pavimentação urbana, rodovias e na reforma do Hospital Regional Deolindo Couto, reforçando o pacote de ações estruturantes anunciadas para o município e a região centro-sul do Piauí.
Segundo o governador, o foco do Governo do Estado é ampliar oportunidades, especialmente para os jovens, por meio de educação de qualidade alinhada às demandas do mercado de trabalho, além de investimentos em infraestrutura para atrair empresas e fortalecer a economia local.
Entre os homenageados, Anderson Vieira da Costa recebeu a medalha no grau de comendador. Advogado e procurador do Estado do Piauí desde 2016, ele exerce atualmente o cargo de diretor de Assuntos Jurídicos do Gabinete do Governador. O homenageado destacou o papel histórico de Oeiras no processo de independência e a relevância do reconhecimento.
A solenidade também contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Severo Eulálio, que ressaltou as entregas realizadas pelo Governo do Estado durante a programação em Oeiras.
Representando a bancada federal, o senador Marcelo Castro destacou a importância da data para a história do Brasil e o protagonismo do povo piauiense no processo de independência.
O prefeito de Oeiras, Hailton Alves, afirmou que a programação une memória histórica e ações práticas, com obras e políticas públicas que impactam diretamente a vida da população.
A solenidade destacou tambem o reconhecimento a autoridades de Oeiras e da região, homenageadas pela contribuição ao desenvolvimento institucional e social dos municípios. Receberam a Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí o prefeito de Cajazeiras do Piauí, Alberto Silvestre, o prefeito de Santa Rosa do Piauí, Marlon Sousa, a primeira-dama de Oeiras e médica pediatra Érica Guerra, a secretária municipal de Saúde Roberta Alves, a membro da diretoria sindical dos trabalhadores ruais de Oeiras, Dasdores Leal e o secretário municipal de Cultura Edilberto Vila Nova e a suplente de vereadora pelo Partido dos Trabalhadores Rosário Silva, além de outras personalidades estaduais e regionais agraciadas com a medalha.
Fotos: SECOM-PI
Autoridades Politicas

















