Pular para o conteúdo

Oeiras: Consórcio UNIVALE garante medidas de combate sustentável ao lixo

http://www.flickr.com/photos/zainub/430144883/

 

O Consórcio UNIVALE, composto por 32 cidades do Vale do Canindé e do Vale do Guaribas, deve contemplar uma população de mais de 316 mil habitantes com projetos e ações que visam procurar soluções para o acúmulo de lixo e a errônea destinação do mesmo nos municípios piauienses, através do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O projeto, que começou a ser articulado em 2013 atende às demandas da Lei Federal 12.305/2010, que prevê uma logística reversa para a solução do problema, além do tratamento eficiente de resíduos, o que irá culminar no fim dos lixões municipais. O principal objetivo do Plano é reduzir a zero os danos causados ao meio ambiente.

 

http://www.flickr.com/photos/zainub/430144883/

IMAGEM ILUSTRATIVA

 

Segundo o atual presidente do Consórcio e prefeito de Oeiras, Lukano Sá, a proposta teve início com a conscientização dos gestores de cada cidade, para que compreendessem a importância desta ação que reflete nos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos, gerando a necessidade do enfrentamento de forma conjunta para que municípios descartem gastos desnecessários e otimizem investimentos, atendendo assim à Lei Federal e aumentando a qualidade de vida dos cidadãos.

 

Ainda de acordo com Lukano Sá, a criação desta parceria resulta da necessidade dos municípios brasileiros encontrarem soluções para os resíduos sólidos, assim como estimular a inclusão social produtiva, visto que só em 2013 foram gastos mais R$ 132 milhões em limpeza urbana pelas cidades de todo o Brasil, onde a maior parte delas não conta com um serviço de manejo e não possuem arranjos eficientes para o depósito e reciclagem desse lixo, e perdem a oportunidade de gerar renda com esse segmento.

 

Atualmente o Consórcio é composto pelos seguintes municípios: Oeiras, Campinas do Piauí, Cajazeiras do Piauí, Picos, Queimada Nova, Simões, Sussuapara, Caldeirão Grande, Marcolândia, Simplício Mendes, Tanque, São Francisco de Assis do Piauí, Francisco Santos, Santa Rosa do Piauí, Bela Vista do Piauí, Bocaina, Floresta do Piauí, Alagoinha, Itainópolis, Massapê, Pio IX, Santana do Piauí, Santo Inácio do Piauí, São João da Varjota, São José do Piauí, Monsenhor Hipólito, Jaicós, Santo Antônio de Lisboa do Piauí, Conceição do Canindé, Betânia e Patos do Piauí.

 

O Consórcio UNIVALE tem como próximo desafio a elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que vai suprimir a necessidade dos planos municipais e deve contar com um apoio importante do Governo Estadual.

Com informações do Jornal O DIA

 

 

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração