Pular para o conteúdo

Oeiras está em alerta pelo número de casos de hanseníase

673b92c1 hansA Secretaria de Saúde do Estado do Piauí alerta sobre crescimento dos registros dos casos de hanseníase no ano de 2017. De acordo com a instituição foram 935 notificações, correspondente a 29,1 casos para cada 100 mil habitantes do Estado. Uma estimativa bastante preocupante comparando ao ano de 2016 quando foram 911 registros.

De acordo com a SESAPI, 67,5% dos casos, 631, foram diagnosticados já em estágio transmissível. “Tanto a classificação predominante, do tipo multibacilar, e o parâmetro de detecção da doença (muito alto), chamam a atenção para a necessidade de mais envolvimento dos serviços de saúde dos municípios em estratégias para o alcance do diagnóstico precoce da doença”, alerta a supervisora estadual de Controle de Hanseníase, Eliracema Alves.

A supervisora alerta que a classificação multibacilar predominante mostra que existe focos da doença em atividade em todo o estado. As cidades que mais notificaram casos foram Teresina (385), Parnaíba (44), Floriano (44), Picos (33), Piripiri (23), Campo Maior (19), Altos (15), José de Freitas (14), Barras (12) e Oeiras (12).

O Piauí é um Estado endêmico para hanseníase, por conta disso, nossos trabalhos são voltados ao diagnóstico precoce

“A hanseníase é uma doença que atinge primeiramente os nervos, e em seguida, de forma tardia, as manchas. Essas manchas podem ser de coloração amarronzada ou rósea, são indolores, ou seja, não doem. Essas manchas têm diminuição de sensibilidade, são dormentes e que se não forem tratadas em tempo certo, precocemente, elas podem evoluir com incapacidades, deformidades,” esclarece a supervisora.

 

Informações cidade verde

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração