Pular para o conteúdo

Oeiras recebe ações de combate ao câncer de boca

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última sexta-feira (23) o encerramento das atividades inerentes à Campanha de Diagnostico e Prevenção do Câncer de Boca. Durante toda a semana foram realizados procedimentos que contribuem para o enfrentamento dessa patologia.

bca

Nos dias 21 e 22 foram realizados exames intraorais nos participantes do Clube da Melhor Idade, além de ser realizada palestra no intuito de alertar para essa doença em idosos e outras faixas etárias.  No propósito de se chegar a um público bem mais amplo, foram montadas tendas na Praça Costa Alvarenga, onde na última sexta-feira foram intensificadas as ações em torno dessa campanha.

Com a presença de odontólogo e técnicos de saúde bucal, foram realizadas nesse espaço cinco mini palestras com duração de 10 minutos cada, onde os presentes puderam adquirir informação mais aprofundadas acerca da campanha e seu propósito. Também foram distribuídos folders e realizados exames intraorais.

Para o odontólogo Ricardo Siqueira, que coordenou a campanha, esse tipo de ação intensifica os cuidados na higiene bucal, uma vez que a maioria dos casos é diagnosticada tardiamente. O câncer de boca tem cura, principalmente quando tratado no início.

A principal forma de se detectar precocemente o câncer bucal é pelo autoexame da boca. Quando qualquer alteração for encontrada, deve-se procurar o cirurgião-dentista mais próximo, que irá avaliar a necessidade da realização de uma biópsia (remoção de pequeno fragmento para exame microscópico) para confirmação, ou não, do diagnóstico.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tumor de cabeça e pescoço tem alta incidência em várias regiões do mundo, inclusive no Brasil, e atinge principalmente indivíduos do sexo masculino com mais de 50 anos, em especial os com hábitos de fumar e ingerir bebidas alcoólicas, que tem um risco 30 vezes maior de desenvolver esse tipo de câncer. Entre os principais fatores de risco para o câncer na cavidade oral estão o tabagismo, o etilismo e as infecções pelo HPV.

 

Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title
Image title

 

Fonte: Ascom/PMO

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração