Pular para o conteúdo

Oeirenses comentam projeto que aumenta o mandato para todos os cargos eletivos

camara_deputadosA Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira  (10), o mandato de 5 anos para todos os cargos eletivos  no país. . Ainda é preciso aprovação em segundo turno na própria Câmara. Depois, o projeto será encaminhado para votação no senado.

O lavrador oeirense Luis moura, diz ser  contra o aumento. De acordo com ele o governo iria se privilegiar por mais tempo. A  Dona de casa Ana Cristina concorda com o lavrador e não é a favor do aumento  Ela argumentou que 4 anos é o suficiente para administrar.

Ao contrário dos anteriores, o oeirense Roberval aprova o aumento. Para ele,  daria tempo para proporcionar melhorias para a população, durante a gestão.

 

COMO VAI FUNCIONAR:

 

1) regra de transição: em 2018, os mandatos de deputados (distritais, estaduais e federais), de governadores e de presidente da República serão ainda de 4 anos;

2) eleição de 2022: aí passa a valer o mandato de 5 anos para os novos eleitos;

3) senadores: para os eleitos em 2018, os mandatos serão de 9 anos (hoje são de 8 anos). Para os eleitos em 2022, os mandatos serão de 5 anos. Dessa maneira, em 2027, todos senadores que forem eleitos terão mandatos com a mesma duração (5 anos);

4) prefeitos e vereadores: os mandatos de prefeitos e vereadores continuam sendo de 4 anos para os que forem eleitos em 2016. Passam a ser de 5 anos apenas para os eleitos em 2020.

Da redação

Reportagem: Marcio Daniel

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração