Pular para o conteúdo

Oeirenses sobre o aumento da taxa de inscrição do ENEM 2015: “Não é justo”

dinheiro-no-bolso

Imagem ilustrativa

O ENEM 2015 veio cheio de surpresas para os participantes que irão prestar o exame este ano. Uma das principais novidades, e consequentemente queixas, foi o elevado aumento da taxa de inscrição para o ENEM. Em 2014 era de R$35,00, e este praticamente dobrou, passando a custar R$ 63,00.

 

Os candidatos que desejam obter isenção de taxa do Enem 2015 deverão solicitá-la durante o período de inscrição, entre os dias 25 de maio e 5 de junho. Para requerer o benefício, os estudantes deverão preencher a Declaração de Carência Sócioeconômica que está disponível no sistema de inscrições. Porém, o sistema está mais lento que em 2014, e vários pessoas estão reclamando do procedimento.

 

O auto valor da taxa de inscrição parece não ter solução. Os oeirenses não ficam de fora dessa realidade. Segundo a estudante do curso técnico em Saúde Bucal, Laís Pimentel, o aumento da taxa não é justo pois está muito caro e não tem como quem quer fazer o exame pagar.  “Sem falar que para conseguir declarar a isenção da taxa é uma grande burocracia nem todos conseguem. Por isso, esse aumento na taxa, impede sim de muitas pessoas não fazerem a prova, pois muitos não tem condições de pagar. Isso não é justo com as pessoas e por esse motivo muitas pessoas de baixa renda não poderão fazer”, lamentou.

 

Para o cobrador Sebastião de Holanda, a taxa teve um aumento muito grande e isso não é justo.  Ele explica que muita gente não teria esse valor para pagar pelo fato da taxa ser muito alta. “Se diminuísse esse valor ficaria mais em conta para as pessoas terem a oportunidade de fazer o exame”, destacou.

Da redação – Welliton Mariano

Reportagem: Marcio Daniel

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração