Pular para o conteúdo

Palestra em Oeiras referente ao dia mundial de combate a violência contra o idoso

Realizada nesta quinta-feira, dia 20, no auditório do Clube da Melhor Idade em Oeiras, a palestra alusiva ao dia mundial em combate a violência contra idosos.
DSCF0287 (Cópia)
Durante a palestra foram apresentadas alguns tipos de violências, a rede Sócio Assistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social que da apoio aos idoso que tem seus direitos violados.

A assistente Social Paula Martins, apresentou o estatuto do idoso e comentou sobre os direitos da pessoa idosa. Na oportunidade também foram distribuídas cartilhas com informações a violência contra a pessoa idosa, que é um problema sério, que a sociedade precisa enfrentar combater e, acima de tudo, denunciar.
DSCF0270 (Cópia)
Os idosos tem sido vitimas dos mais diversos tipos de violências.  “É obrigação de o Estado garantir à pessoa idosa a proteção á vida e a saúde, mediante efetivação de politicas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade” ( Estatuto do Idoso – cap. I, art.º 9º).
A secretaria de Assistência Social do município de Oeiras, junto ao CREAS – Centro de Referencia Especializado da Assistência Social lançou esta “Cartilha da melhor idade” com o objetivo de socializar conhecimentos, dirigidos a públicos específicos. Finalizou a Assistente Social Paula Martins.

DSCF0265 (Cópia)

Outros pontos apresentados durante a palestra aos idosos foram sobre os cuidados com informações e maus tratos, pois ao contrario do que normalmente se pensa, maus-tratos não são apenas agressões físicas, a negligencia no cuidado para com o idoso também constitui um exemplo de maus-tratos.
A falta da troca regular da fralda, que permite a formação de assaduras, a alimentação inadequada ou insuficiente e a falta de medicação ou assistência médica também são mau tratos com os idosos. Entre outras observações que foram expostas que também são forma de violação dos direitos do idoso; deixar de dar ao idoso acesso a qualquer cargo publico. Negar emprego ou trabalho por motivo de idade, apropriar-se de aposentadoria, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, desviando de sua finalidade.

 

 Palestra com a Psicologa do CREAS –  Virginia Elaine  e Adaljerry Ferreira – Coordenador do CREAS 

SDC15679 (Cópia) SDC15680 (Cópia)

SDC15670 Cópia SDC15677 Cópia SDC15683 Cópia SDC15689 Cópia SDC15693 Cópia SDC15697 Cópia SDC15703 Cópia

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração