Pular para o conteúdo

Peregrinação e fé marcam procissão de Nossa Senhora da Vitória em Oeiras

12 (Cópia)

O dia 15 de Agosto é particular e exclusivo para o povo católico do estado do Piauí, e em especial para os da cidade de Oeiras, a data marca o dia da Padroeira do Estado e da Primeira Capital; as celebrações neste dia começa cedo, Nossa senhora da Vitória é símbolo de grandeza e de muita fé para o povo Oeirense, que também contam com imagem da mesma em destaque, no alto do morro do leme, sendo um dos principais cartões postais da cidade.

No Piauí, as festividades de nossa senhora da vitória teve início ainda em meados de 1696,  há exatos 320 anos, e somente em 1733 foi construída pela iniciativa popular e da própria igreja católica o templo da Santa. Lugar sagrado onde guarda a história de fé e devoção das primeiras civilizações modernas do estado do Piauí.

Em Homenagem a Nossa Senhora da Vitória, a cidade de Oeiras realizou neste dia 15 de agosto uma grande procissão. O Padre João Francisco, pároco da Catedral iniciou sermão, e logo em seguida o Padre João de Deus abençoou os romeiros com a água benta; acompanhada pela Banda Santa Cecília a procissão é marcada pela peregrinação de fieis e devotos, são pessoas que acreditam nos milagres da Santa; como o caso da Francisca da Cruz, natural de Oeiras, mas que reside há mais de 20 anos em Brasília, ela teve seu carro roubado e acabou apelando para os milagres da padroeira.

“Roubaram o meu carro a mão armada no domingo há um mês, e na segunda de madrugada, fiz a promessa que se tivesse o carro de volta pagaria a promessa de vir a Oeiras e acender uma vela no moro no dia de Nossa Senhora da Vitória, e no mesmo dia o carro foi encontrado, é uma graça de Nossa Senhora.” Frisa. Francisca da Cruz. Que pagou a sua promessa e estava muita grata.

A procissão foi acompanhada pelos fieis, que estavam em sua maioria vestidos de azul e branco, cor oficial da padroeira, a primeira parada da procissão foi no Hospital Regional, os fieis percorreram as principais ruas da cidade, até o morro do leme, local onde fica a imagem da Santa.

 A procissão contou também com o apoio da Polícia Militar e a Força Tática, para  então garantir a segurança de todos.

Algumas Autoridades políticas do estado e da cidade de Oeiras marcaram presença nas festividades.

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração