Pular para o conteúdo

Pesquisas eleitorais apontam crescimento de Rafael Fonteles no Piauí

Segundo pesquisa realizada pelo instituto Amostragem, o candidato Rafael Fonteles (PT) apresentou crescimento constante nas últimas cinco pesquisas de intenção de votos para o Governo do Piauí. Conforme os dados, o candidato Sílvio Mendes (União Brasil) chegou a ter um leve crescimento, mas estagnou. O relatório mostra dados das pesquisas realizadas pelo instituto nos meses de fevereiro, abril, maio, junho e julho.

Em fevereiro Rafael Fonteles pontuava 22,20%, subindo para 23,66% em abril e chegando aos 26,75% em maio. No mês de junho o petista já pontuava 27,95% e em julho o percentual aumentou para 29,70%.

Sílvio Mendes, que iniciou com 27,35% na pesquisa de fevereiro, teve uma leve queda em abril, aparecendo com 26,12% das intenções de votos. Em maio o candidato do União Brasil tinha 27,75%; em junho subiu para 31,8% e voltou a cair em julho, com 29,95%.

As pesquisas também avaliaram outros candidatos, que juntos somavam 9,35% das intenções de votos em fevereiro; 12,85% em abril; 10,75% em maio; 10,75% em junho e 10,05% em julho.

Grafico

Segundo os dados, o percentual de eleitores que votariam em branco, anulariam voto ou não votariam em nenhum dos candidatos apresenta uma oscilação. Em fevereiro foi observado 19,35%; em abril 19,61%; em maio 16,55%; em junho 14,e em julho 19,35%.

Os dados de eleitores que não sabem em quem votar caiu drasticamente nos últimos meses. Nos meses de fevereiro, abril, maio e junho, eram 21,75%, 17,77%, 18,e 14,55%, respectivamente. Em julho, esse percentual ficou em 10,95%. Isso mostra que a campanha eleitoral tem sido mais eficiente em conscientizar os brasileiros sobre as opções políticas e seus candidatos. Os eleitores têm se preocupado mais com a escolha do novo presidente da República e isso é positivo para o processo democrático.

Segundo pesquisa estimulada divulgada pelo Instituto Datafolha, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) lidera a corrida eleitoral para a Presidência da República com das intenções de voto. Fernando Haddad (PT), que é o candidato oficial do partido nas eleições deste ano, aparece na sequência com 31%. Os números são referentes aos dados das pesquisas estimuladas, sem levar em consideração os apoios do ex-presidente Lula (PT) e do ministro Ciro Nogueira (Progressistas).

 

Com informações Lupa1

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração