O Governo do Piauí celebrará entre os dias 22, 23 e 24 de janeiro, atividades em homenagem aos 201 anos da adesão do estado à Independência do Brasil. Nos dias 23 e 24, as comemorações serão realizadas em Oeiras, contando com a participação do governador Rafael Fonteles.
A programação inicia no município de Piracuruca na segunda, 22. No dia seguinte, 23, a programação se desloca para Oeiras, com a Noite Cultural na Praça das Vitórias, a partir das 20h, com show do cantor Tony Garrido, ex-vocalista da banda Cidade Negra. Na quarta-feira (24), às 8h, as atividades continuam em Oeiras com as Honras Militares e a colocação de corbelha de flores na Estátua de Manoel de Sousa Martins, o Visconde da Parnaíba. Às 8h30, ocorre o Culto em Ação de Graças na Primeira Igreja Batista do município, seguido pela Missa em Ação de Graças às 9h15.
A solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, em Oeiras, está marcada para as 10h, no Auditório do Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes.
Sobre a adesão do Piauí à Independência do Brasil
No dia 24 de janeiro de 1823, um fato ficou marcado na história de Oeiras, do Piauí e de todo o Brasil. Nesta data, o povo piauiense aderiu oficialmente à Independência do Brasil. O fato foi concretizado quando o brigadeiro Manoel de Sousa Martins, o famoso Visconde da Parnaíba, destituiu autoridades portuguesas em Oeiras e assumiu a presidência da Província do Piauí. Desta forma, o Estado rompeu as relações institucionais com o Império Português.
Por Romário Britto com informações do Portal Meio Norte