Pular para o conteúdo

Piauí é um dos estados brasileiros que menos investem em segurança pública

Batalhões de Policiamento de Choque (BPChq) da Polícia Militar (foto: Daniel Guimarães/ A2img)

 

No último ano, o estado de São Paulo desembolsou 10,3 bilhões de reais com segurança pública. Isso significa que o valor gasto por pessoa no período de um ano foi de 235 reais.

Batalhões de Policiamento de Choque (BPChq) da Polícia Militar (foto: Daniel Guimarães/ A2img)

Batalhões de Policiamento de Choque (BPChq) da Polícia Militar (foto: Daniel Guimarães/ A2img)

Contudo, quando olhamos os valores repassados pela União com a pasta, esse montante é reduzido em 23%, equivalente a R$ 8,7 bilhões.

Segundo informações do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), a retração das despesas da União foi de 2,6% ante o ano anterior, o que representa a segunda redução consecutiva dos gastos da gestão da presidente Dilma Rousseff (PT) com segurança pública.

E a situação fica pior. No estado do Piauí, o investimento por habitante não passa dos 18 reais.

Em um ano, R$ 35 milhões deixaram de ser aplicados em segurança no estado – uma retração de quase 40% no período. Desse total, 74% foram destinados para o policiamento.

Nota-se que, no período, os investimentos em defesa civil foram em direção às ruínas no ano passado: o estado deixou de investir 70% do total gasto em 2013 no setor.

Veja, nas fotos, quanto cada estado aplicou em segurança pública no ano passado e a quantia proporcional por habitante.

 

Fonte: Exame 

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração