O Hospital São Marcos, referência no tratamento oncológico no estado do Piauí, inaugura, nesta quarta-feira (4), o novo sistema de mamografia digital AMULET, adquirido através de emenda parlamentar do deputado federal Merlong Solano. A solenidade começa com o descerramento da placa às 9h30, na Radiologia, seguido pela cerimônia solene no Auditório do Hospital São Marcos.
A nova tecnologia representa um avanço importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama, beneficiando diretamente as pacientes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O diretor técnico do Hospital São Marcos, Dr. Marcelo Martins, informa que nos últimos 12 meses, o hospital registrou mais de 116 mil atendimentos em parceria com o SUS, incluindo cerca de 40.325 sessões de quimioterapia, 11 mil tomografias computadorizadas e 3,4 mil cirurgias.
“Com a introdução do novo mamógrafo, esperamos não apenas aumentar a capacidade de atendimento, mas também melhorar significativamente a precisão diagnóstica, reduzindo a necessidade de exames repetidos e minimizando ainda a exposição à radiação”, destaca.
Segundo o coordenador da Radiologia, Dr. Felipe Britto, o sistema de mamografia digital AMULET oferece uma qualidade de imagem superior aos métodos tradicionais, permitindo a detecção precoce de alterações mamárias com maior precisão. “Este equipamento proporciona exames mais rápidos e menos desconfortáveis, encorajando a adesão aos exames de rotina e reduzindo o estresse das pacientes”, afirma.
A aquisição do mamógrafo foi viabilizada por meio de recursos captados pela emenda parlamentar do deputado federal Merlong Solano, e reforça o seu compromisso com a saúde pública no estado, ajudando a proporcionar um atendimento de excelência aos pacientes piauienses.
“É uma honra contar com a ajuda do deputado Merlong Solano, um verdadeiro apoiador da saúde e do Hospital São Marcos. Queremos expressar nossa gratidão por todos os equipamentos adquiridos com a ajuda do parlamentar, que têm sido fundamentais para a melhoria do atendimento de pacientes oncológicos no São Marcos”, declarou o presidente da Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida, Gustavo Almeida.
Além disso, através do apoio do deputado junto ao Ministério da Saúde o hospital vai adquirir dois novos aceleradores lineares, para tratamento dos pacientes na Radioterapia.
Fonte: Piauí Hoje