Pular para o conteúdo

Piauí já registrou quase 600 focos de incêndios em 2012

inDados do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), mostram que o número de queimadas no Brasil cresceu 53,3% em cinco anos. O índice corresponde à comparação entre os focos registrados de janeiro a agosto de 2012 com o mesmo período de 2007. Só no Piauí, por exemplo, o novo boletim de focos de incêndio aponta um total de 594 ocorrências de janeiro a julho deste ano.

Para o pesquisador Alberto Setzer, responsável pelo monitoramento de queimadas, três fatores levam o aumento  dos focos incêndio: o clima seco, a expansão da agropecuária e a fiscalização deficiente. Mas para o Corpo de Bombeiros do Piauí, a escassez de chuvas e o tempo quente e seco é que estão compondo um ambiente propício a esse tipo de ocorrência.

“A ausência de chuva, que fez o período de estiagem chegar mais cedo, é a principal causa do crescente número de incêndios”, afirma o coronel Nunes. Dos quase 600 focos de fogo do Piauí, a maioria, 413, ocorreram em Teresina, dos quais 261 são de fogo no mato e 152 em terrenos baldios espalhados pela capital. De acordo com o coronel Nunes, do Corpo de Bombeiros, o número de ocorrências de fogo no mato em todo o estado, 320, é maior que o registro em terrenos baldios, 274, por conta do acúmulo das sujeiras.

“No terreno baldio, por mais que o local esteja abandonado, há uma limpeza por parte da administração municipal ou até de moradores. Porém, no mato os entulhos são jogados indiscriminadamente e ninguém limpa, é quando ocorre os incêndios ocasionados por efeito lupa com cacos de vidro ou baganas de cigarro. Além das queimadas feitas para limpeza de terrenos “, explica.

Para Alberto Setzer as queimadas provocadas são justamente o principal problema, pois muitas vezes há dificuldades no controle do fogo. “As pessoas se esquecem de mencionar que o elemento humano é quem começa quase todas as queimadas”, afirma, lembrando ainda que as queimadas são proibidas por lei e tratam-se de um crime ambiental.

Para o pesquisador, o número de queimadas deste ano pode bater o recorde da última década, que é de 2010, quando o número de focos de fogo no Brasil chegaram a 44,8 mil.

 Portal O DIA
Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração