Publicidades
Geral

Piauí registra 1º caso dos pacotes misteriosos de sementes; veja orientação

O Piauí registrou os primeiros pacotinhos misteriosos de sementes que chegaram do exterior sem a solicitação da moradora. Em setembro, a técnica de enfermagem Márcia Pessoa recebeu sete pacotinhos com diferentes tipos de sementes, de origem chinesa. Os pacotinhos chegaram até a casa de Márcia por meio de um produto comprado via internet; eles estavam na mesma embalagem.

Pacotes com sementes misteriosas enviadas de países asiáticos passam por análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Goiânia. Ao menos 199 encomendas com as sementes não solicitadas foram recebidas pelos Correios em Goiás, em outros 22 estados e no Distrito Federal (DF).

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), todos os pacotes são originários de países asiáticos, como China, Malásia e Hong Kong.

O Ministério da Agricultura (MAPA) emitiu um alerta com orientações sobre a chegada de pacotes de sementes sem solicitação. O superintendente do MAPA, Germano Coelho, fala sobre o caso.

“Pela primeira vez, estamos recebendo aqui na Superintendência o caso da Márcia, que nos trouxe as sementes que recebeu sem ter feito essa solicitação. Nos casos igual a Márcia orientamos que não abram a embalagem, que possa juntar apenas os documentos que vieram com essa sementes e faça a entrega aqui, no nosso ponto físico”,

Ao assistir à TV Cidade Verde, Márcia Pessoa soube do envio misterioso das sementes para o Brasil e procurou a produção de jornalismo para mais informações. Márcia e a equipe da TV Cidade Verde foram até a sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Teresina, para entregar os misteriosos pacotinhos de sementes.

“Eu recebi por volta do dia 15 de setembro. Como nós estamos em momento de pandemia, não deixo nada entrar em casa sem antes verificar. Fiquei com as sementes. Não fiquei com o papel de notificação (recebimento) devido ter passado um tempo. Eu as coloquei na estante da minha casa. Ao ver a reportagem da TV Cidade Verde foi que busquei as informações.  Eu fiquei super preocupada porque é uma coisa de outro país chegando aqui. É preocupante para todos”.

Piauí registra 1º caso dos pacotes misteriosos de sementes; veja orientação 2

Orientação

O auditor fiscal do MAPA no Piauí, Walter Almeida, orienta as pessoas a não abrirem os pacotes. O MAPA também pede que essas sementes não sejam plantadas, pois podem interferir de maneira negativa o bioma brasileiro.

“Não abra.  Mantenha (as sementes) na embalagem original. É importante que não plante essa semente porque não se sabe a origem dela e o que ela pode causar para a agricultura, para o meio ambiente  e para a saúde (das pessoas)”.

Walter Almeida também alerta que os pacotes misteriosos que chegam do exterior não podem ser descartados de qualquer maneira.

“Também não pode descartar porque (as sementes) podem vir a germinar e trazer prejuízos a nossa agricultura”.

O Ministério da Agricultura investiga como os pacotes chegaram ao Piauí e com quais motivos. Nos Estados Unidos, o Ministério da Agricultura trabalha que as encomendas com os pacotinhos misteriosos de sementes estão envolvidas com uma possível fraude.

No Piauí, a Superintendência da Agricultura recebe as sementes e encaminha para análise em um laboratório no estado de Goiás.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar
Fechar