Publicidades
Geral

Piauí tem 101 leitos clínicos e de UTIs ocupados devido a covid-19

O Superintendente de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde do Estado, Alderico Tavares, afirmou nesta segunda-feira, 20, que o Piauí possui 101 leitos entre clínicos e de UTIs, ocupados com pacientes suspeitos ou confirmados para a covid-19. Do total, 39 são de UTIs e 62 clínicos.

Segundo ele, só leitos de UTIs o estado possui 150 disponíveis na rede conveniada para atender casos de covid-19. O ideal, de acordo com o superintendente, é que esse número fosse triplicado. Já em relação aos leitos clínicos, o Piauí dispõe de 723 leitos clinicos, destes 62 estão ocupados, o que representa 8,57%.

“De leitos de UTI nós temos 150 na rede conveniada, mas a gente acredita que vamos chegar a triplicar essa quantidade de leitos estabelecido. Isso será feito com os leitos da prefeitura de Teresina, que se mobiliza em conjunto aqui na capital com o estado e com a chegada de novos ventiladores, bombas de infusão, além de monitores”, disse durante entrevista à TV Cidade Verde.

Alderico afirmou ainda que até o dia 15 de maio deve ser entregue a UTI que está sendo instalada no Hospital da Polícia Militar, o HPM.

“O hospital da PM pode suportar até 150 leitos clínicos com 10 leitos e UTI. Está marcado para a gente entregar a UTI do hospital da Polícia Militar até dia 15 de maio, com todos os profissionais e equipamentos. Lá estava pendente a tomografia, que está sendo instalada esta semana e a rede de gases que a gente vai entregar até o final de abril”, garantiu.

O superintendente ressaltou que o Piauí possui 0.7 leitos de UTI para 10 mil habitantes, quando o ideal seria de 2.0 para 10 mil habitantes. “No epicentro de uma epidemia, os leitos devem ser de 2.6 por 10 mil habitantes. Atualmente nós estamos com apenas 150 leitos disponíveis. Na necessidade precisamos triplicar esses leitos de UTI”, afirmou.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar
Fechar