Pular para o conteúdo

Piauí tem 123 municípios com potencial turístico, diz dados

 

Com o projeto de regionalizar o turismo brasileiro, o Ministério do Turismo definiu 65 destinos indutores no Brasil, que englobam cultura, aventura, praias, turismo rural, saúde e até mesmo estudos e negócios. O Piauí detém três desses destinos, Teresina, Parnaíba e São Raimundo Nonato, que impulsionam o turismo também em outras regiões ainda exóticas para muitos piauienses.

 

Só no Piauí, 123 municípios foram listados por reunirem qualidades que podem torná-los destinos turísticos de qualidade. Com a regionalização, os principais municípios que concentram características similares foram divididos em sete polos, são eles:Polo das Águas, Polo Costa do Delta, Polo Aventuras e Mistérios, Polo Teresina, Polo Histórico Cultural, Polo das Origens, Polo das Nascentes.

 

O gerente de investimentos da Secretaria de Turismo (Setur), Francisco Correia, anuncia que até o início do segundo semestre de 2013 a Setur colocará em prática o projeto Turismo Itinerante, que percorrerá os municípios com grande potencial e poucas estratégias de investimento no setor.

 

“Com este projeto nós iremos visitar os municípios, conhecer a fundo as potencialidades e melhor maneira de explorá-las, para isso vamos fornecer apoio técnico necessário e conscientizar as prefeituras para a criação de coordenações ou secretarias específicas de turismo. Além disso, vamos orientar sobre os investimentos em comunicação e marketing, mostrando casos de sucesso, com o exemplo de Campos do Jordão, uma cidade pequena no interior de São Paulo que soube aproveitar suas qualidades”.

 

Contudo, além de visão estratégica e prática sobre o turismo falta aos gestores municipais, de acordo com o gerente, um passo simples e fundamental para a promoção dos destinos piauienses. “Os prefeitos ainda não se conscientizaram sobre a importância dos sites exclusivos para o turismo, do investimento em comunicação e marketing, como a realização de eventos ou contratação de assessoria de imprensa especializada. Existem cidades com grande potencial e estrutura, mas que ainda não possuem uma ferramenta como estas. Esta é uma deficiência encontrada até mesmo em Parnaíba e Teresina”, pontua Correia.

 

Luís Correia se prepara para as férias

 

A prefeita de Luís Correia, Adriane Prado, e o secretário Estadual de Turismo, deputado José Lavôr Néri (Nerinho), se reuniram na última semana com secretários do município de Luís Correia, vereadores, representantes do Sebrae – Parnaíba e donos de bares e restaurantes para apresentar o novo gestor da Orla de Atalaia, Evandro Rodrigues Silva, por solicitação da prefeita Adriane Prado, e as atividades de julho.

 

José Lavôr Néri, durante a reunião, confirmou a parceria firmada entre o município e o Governo do Estado na execução das atividades que serão realizadas durante as férias. Assuntos como limpeza da orla, iluminação, abastecimento de água, prestação de serviços oferecida pelos bares e restaurantes e a programação de férias foram tratados.

 

Adriane Prado afirmou que a iluminação da orla já está em manutenção e a Setur garantiu que os refletores vão funcionar normalmente. “A parte da iluminação pública está sendo cuidada pela prefeitura, e já temos a garantia do secretário Nerinho que será feita a manutenção dos refletores da orla para que durante a noite a praia fique iluminada”, disse a prefeita.

 

“Ouvimos as preocupações dos comerciantes quanto a movimentar o litoral durante todo o mês de julho, e não apenas na segunda quinzena, mas, também, cobramos um empenho deles para que o atendimento seja reforçado e o turista não saia insatisfeito”, completou o secretário Nerinho.

 

FESTIVAL DE FÉRIAS – Adriane Prado apresentou as atividades promovidas pela prefeitura e reforçou o apoio ao governo estadual nas atividades nesse período com o Festival de Férias que vai acontecer dos dias 17 a 28 de julho, em Luís Correia, com atividades esportivas e eventos culturais nas praias do Coqueiro e Atalaia.

 

A programação cultural e esportiva conta com as parcerias da Fundac, Cojuv, Fundespi e Prodart, o reforço da segurança feito pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria da Segurança e Polícia Rodoviária Federal, além de ações preventivas e educativas desenvolvidas pela Secretaria da Saúde e Detran.

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração