Pular para o conteúdo

PIBID organiza visita de alunos da Escola Costa Alvarenga ao IFPI Oeiras

Os alunos da Unidade Escolar Costa Alvarenga visitaram nesta quinta-feira, 22, o do Instituto Federal do Piauí, campus Oeiras. A visita foi organizada pelos bolsistas pibidianos do curso Licenciatura em Física, juntamente com o professor Taciano Soares, preceptor da bolsa.

No momento da chagada dos alunos no IFPI – Oeiras, o diretor geral do campus, Paulo Henrique de Carvalho Bueno, recepcionou os alunos e fez uma breve apresentação do campus. Objetivo da visita é proporcionar aos alunos uma experiência fora da sala de aula e leva-los para o campo.

Após conhecer o campus, através do diretor geral Paulo Henrique Bueno, os alunos do Costa Alvarenga visitaram os laboratórios de física 1 e 2, onde participaram de dinâmicas e conheceram experimentos relacionados ao conteúdo estudado em sala de aula.

Foi apresentado também aos alunos, que conheceram todo o campus, a parte agrária, momento proveitoso para os conhecimentos dos discentes e oportunidade de o Instituto Federal divulgar as seleções abertas para o curso técnico nessa área. No geral, foi uma visita educativa e informativa, proporcionando experiência prática e mostrando as oportunidades que o instituto oferece.

De acordo discente bolsista do curso de Física, Maria Karleane é de fundamental importância que os alunos tenham a oportunidade de sair da sala de aula e experimentar a física de maneira prática e envolvente, ao vivenciar a aplicação da física no cotidiano e em outras áreas, eles começam a perceber a importância e a relevância da disciplina.

“É fundamental que os estudantes compreendam que a física vai além de fórmulas e teorias, e que está presente em diversos aspectos de nossas vidas. Ao despertar o interesse dos jovens pelo estudo da física, especialmente considerando que estão no último ano do ensino médio e planejam ingressar em uma faculdade, esse projeto tem como objetivo principal promover um maior interesse pela área da física por meio das atividades realizadas fora da sala de aula. Proporcionar experiências práticas, como visitas a instituições de ensino superior, laboratórios e atividades de campo, pode despertar a curiosidade e o entusiasmo dos alunos, mostrando-lhes as possibilidades que a física oferece. Essa abordagem ajuda a consolidar a compreensão dos conceitos teóricos, tornando o aprendizado mais significativo e estimulando a escolha de uma carreira nessa área. Portanto, o objetivo de despertar o interesse dos alunos pela física através de atividades fora da sala de aula é uma estratégia válida e eficaz para envolvê-los e incentivá-los a explorar o fascinante mundo dessa disciplina”.

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração