Pular para o conteúdo

Picos: Após dez anos, obra do novo hospital não tem data de conclusão

Em resposta a um requerimento da deputada estadual Lucy Soares (PP) na Assembleia Legislativa, o secretário de saúde do Estado, Florentino Neto, informou que não há data para retomada e conclusão da obra de construção do novo Hospital de Picos, na região sul do Piauí. A construção teve início em fevereiro de 2010, mas enfrenta obstáculos judiciais  para ter prosseguimento.

Atualmente, a principal unidade de saúde responsável pelo atendimento da população da cidade e povoados adjacentes é o Hospital  Regional Justino Luz, que se encontra com sérias dificuldades de atender à demanda. No local, existem deficiências quanto a estrutura física e corredores estão superlotados.

De acordo com a Sesapi, a melhoria do serviço de saúde na região depende da conclusão do novo hospital. No entanto, “devido à decisão judicial proferido nos autos do Mandado de Segurança nº 2014.001.00295-2, do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, o canteiro de obra deve permanecer inalterado. Não sendo, portanto, possível a estimativa do prazo de conclusão”, diz.

O empasse citado pelo secretário de saúde é uma disputa jurídica entre a empresa que executava a construção do hospital e o Governo do Piauí. A empresa pede R$ 8 milhões de indenização, mas a Procuradoria Geral do Estado diz que o valor devido é de apenas R$ 400 mil. Na resposta enviada à deputada Lucy Soares, o secretário Florentino Neto garante que a Sesapi e PGE  estão no esforço concentrado para resolver o problema.

Ainda de acordo com o documento, o novo Hospital de Picos é planejado para atender a Região de Guaribas, que consta com 43 municípios e possui estimativa populacional, conforme dados do Ministério da Saúde (DATASUS), de 368.918 residentes.

Fiscalização da  Comissão de Saúde da Alepi 

Em maio deste ano, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, da qual a deputada Lucy Soares faz parte, realizou uma visita de inspeção no Hospital Regional Justino Luz. Na ocasião, problemas como superlotação, estado defasado de conservação do prédio e falta de equipamentos básicos para os pacientes, causaram indignação por parte da comitiva de parlamentares.

O principal objetivo da vistoria foi realizar um levantamento sobre as demandas e buscar, junto às autoridades, soluções e melhorias no atendimento dos hospitais. No âmbito da Comissão, foi produzido um relatório com todas dificuldades identificadas, para ser enviado ao Governo do Estado. Individualmente, cada deputado também buscou informações junto à Sesapi sobre quais soluções estão sendo providenciadas.

Fonte: AsCom
Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração