Pular para o conteúdo

PMDB busca apoio para eleger Mauro Tapety como conselheiro do TCE

Publicado por Welliton Mariano

A disputa entre o governo de Wellington Dias (PT) e o PMDB na Assembleia Legislativa do Piauí terá mais um capítulo a partir de fevereiro. Depois de definida a disputa entre os deputados Themístocles Filho (PMDB) e Fábio Novo (PT) pela presidência da Casa, as duas legendas voltarão a se enfrentar. Desta vez será na eleição do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado – TCE. O PMDB já iniciou as articulações com as demais legendas da Casa para tentar eleger um nome da oposição como substituto do conselheiro aposentado Anfrísio Lobão.

O deputado João Madison afirma que o partido mantém o nome do ex-deputado Mauro Tapety (PMDB) como candidato. “O Mauro já foi deputado por muitos anos e tem experiência. Já estamos conversando com os outros partidos em busca de uma articulação para isso”, destacou. A indicação de Mauro Tapety é questionada pelo fato do deputado não ter concluído o ensino superior. Essa é uma das exigências do edital do Tribunal para os interessados em concorrer à vaga.

Foto: Arquivo O Dia

1cp3f2 odia1422525152
Mauro Tapety é o nome indicado pelo PMDB para a vaga

O nome apresentado pela oposição terá como adversário um candidato do governo. Um dos nomes cotados é do conselheiro substituto Jaylson Campelo. Porém, Madison afirma que os deputados não aceitarão um nome que não for parlamentar. “Qualquer pessoa pode participar da eleição, mas quem decide quem será o conselheiro é a Assembleia. E os deputados dificilmente irão escolher um nome que não seja parlamentar. O governador pode indicar quem ele desejar, mas quem decide é a Casa”, disse.

O parlamentar do PMDB negou que existam negociações de um acordo entre o governo e o PMDB para que o prefeito de Picos, Kleber Eulálio (PMDB), assuma a vaga. “O PMDB não faz negociação com o governo. Fomos eleitos para a oposição e iremos cumprir esse papel. O nome indicado pelo partido não passará pelo crivo do governador Wellington Dias”, destacou.

O presidente do TCEPI, conselheiro Luciano Nunes, que era deputado e foi eleito na vaga da Assembleia, afirma que a vacância da vaga do conselheiro aposentado Anfrísio Lobão só será anunciada em fevereiro. Logo em seguida, a Assembleia deverá lançar o edital para os interessados em participar.

No processo de aposentadoria mais longo da história do Tribunal, a oposição acusa Wellington de interferir na escolha. Anfrísio Lobão se aposentou ainda em outubro, mas a vacância nunca foi anunciada. Em fevereiro, irão votar os deputados da nova legislatura onde Wellington conta com a maioria e terá maior facilidade para eleger um candidato governista.

Fonte: Por: Lídia Brito – Jornal O Dia

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração