Pular para o conteúdo

Políticos participam do encerramento dos Festejos de Nossa Senhora da Vitória em Oeiras

Vice-governadora Margarete Coêlho participa do encerramento do Festejo de Nossa Senhora da Vitória; Foto:Francisco Gilásio

A vice-governadora Margarete Coelho participou neste sábado (15), da Procissão de encerramento dos Festejos de Nossa Senhora da Vitória, padroeira da cidade de Oeiras e do Piauí. Estiveram presentes na solenidade o deputado estadual Hélio Isaías; o deputado federal Assis Carvalho; e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Francisco Guedes.

Conhecida como “Capital da Fé”, a cidade reuniu um grande número de fiéis para a solenidade de Assunção de Maria e a Festa de Nossa Senhora da Vitória. A procissão, com a imagem da santa, percorreu a cidade até o morro do Leme, local onde foi erguida uma imagem gigante da padroeira e onde é realizada uma missa campal.

aa

Multidão de católicos participa da Festa de Nossa Senhora da Vitória em Oeiras; Foto: Francisco Gilásio

Para Dom Juarez, bispo da Diocese de Oeiras, o festejo é uma celebração para a cidade e para os devotos de Nossa Senhora. “Hoje é dia de festa, pois celebramos a Assunção de Nossa Senhora e esse dia festivo é em honra à Maria. Cumprimento a todos os romeiros de Nossa Senhora da Vitória, esse povo de Deus, que por meio da devoção, vem saudar Nossa Senhora rumo ao morro do Leme”.

Vice-governadora Margarete Coêlho participa do encerramento do Festejo de Nossa Senhora da Vitória; Foto:Francisco Gilásio

Vice-governadora Margarete Coelho participa do encerramento do Festejo de Nossa Senhora da Vitória; Foto:Francisco Gilásio

Margarete Coelho destacou a emoção de presenciar esse momento e o relevo do cortejo religioso para o Estado. “Essas manifestações religiosas são importantes, primeiro por ser uma profissão de fé. Sou Mariana de coração e momentos como esse em que a Congregação Mariana se junta para rezar e ser reúnem numa procissão tão bonita para orar e entregar seu coração a Maria, são importantíssimas. Então, essa profissão de fé é do povo; e aqui, em Oeiras, com nossa Senhora da Vitória abençoando a todos, é um momento bonito e de muita emoção”, declarou.

“Me alegra muito poder estar aqui novamente nesta belíssima caminhada, que é a procissão de Nossa Senhora da Vitória, este ano com um sabor especial pelo retorno de uma simbologia da Igreja da Matriz. Uma das primeiras esculturas santas do Piauí, que chegou aqui ainda em 1696”, lembrou o deputado Assis Carvalho.

Ícone católico mais antigo do Piauí, a santa foi levada a Oeiras no final do século XVII e, há mais de 40 anos, estava sob custódia da família de um ex-padre da cidade. Neste final de semana, a família do sacerdote devolveu a imagem à Igreja, numa solenidade que reuniu autoridades eclesiásticas, políticas e membros de entidades culturais.

“Tive uma formação religiosa enraizada na história do catolicismo, sempre vi nas ruas de Oeiras tomadas pelas procissões, missões e me emociono muito quando retorno. Fico muito feliz de estar aqui novamente na minha cidade, que eu amo tanto”, ressaltou o parlamentar.

 

Com informações da CCom

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração