Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email

População de Tanque do Piauí fica sem energia elétrica por várias horas nesta sexta-feira

O prefeito de Tanque do Piauí, se manifestou em nota sobre a falta de energia elétrica no município nesta sexta-feira,15 de outubro, a cidade ficou sem o fornecimento de energia elétrica por um longo período o serviço só foi reestabelecido por volta das 22h.

 

A população se manifestou em redes sociais com relatos sobre prejuízos além do período de altas temperaturas causando grande desconforto para à população. Esse problema afeta o município por vários anos o atual prefeito em seus dez meses de gestão tem se mobilizado para solucionar o problema junto a empresa fornecedora de energia elétrica do município.

 

Nota de esclarecimento do Prefeito de Tanque do Piauí

 O prefeito de Tanque do Piauí, Natanael Sales, informa a população Tanquense, que o sofrimento com a FALTA de energia de qualidade que a anos, a nossa cidade e região vem passando é motivo de muitas lutas já travada entre a prefeitura e a empresa responsável pelo fornecimento de energia. “Muitas foram as atitudes até  aqui tomadas durante esses 10 meses de gestão: Foram 2 audiências entre prefeitura e Equatorial, 3 solicitações de reparos na rede  e trocas de transformadores, 1 ofício à assembleia legislativa do estado  do Piauí ao deputado Júlio Arcoverde solicitando apoio e providência sobre o caso, 1 audiência com os municípios da região da subestação de Novo Oriente, 1 audiência junto a Associação Piauiense dos municípios, e desde segunda-feira a assessoria jurídica elabora um parecer para acionar o ministério público a suspender as contas de energia até a regularização da situação.

Informamos, por tanto, que o problema não foi solucionado por falta de atitude política do poder público municipal, mas pelo descaso que o nosso estado sempre viveu nesta área e impede o desenvolvimento econômico e social do nosso estado.

Aproveito para parabenizar e dizer que as manifestações e ações populares contra a Equatorial é legítima e tem tanto meu apoio como respeito.

Tiel Sales.
Prefeito de Tanque do Piauí

Tanque do Piauí, 16 de outubro de 2021.

 

Outro lado a Equatorial Piauí emitiu nota de resposta

Nota de Esclarecimento – Tanque do Piauí

A forte chuva, associada aos ventos que atingiram a região do município de Novo Oriente, causou o bloqueio do alimentador da Subestação Novo Oriente, que atende as cidades de Tanque do Piauí, Várzea Grande, Francinópolis, Barra D’Alcantara e Bom Princípio.

Desde o início da ocorrência, às 12h25, equipes atuaram para realizar manobras no sistema e realizar a recuperação do sistema.

Por volta das 14h30, a Distribuidora recuperou o fornecimento para as cidades de Francinópolis, Barra D’Alcântara e Bom Princípio. Os trabalhos seguiram até que fosse restabelecido o fornecimento para os cerca de 4.300 clientes dos municípios deTanque do Piauí e Várzea Grande.

O serviço realizado na região foi de alta compexidade, devido às árvores que atingiram a rede em decorrência dos fortes ventos, demandando um maior tempo de atuação e equipes especializadas para recomposição da rede e substituição dos postes quebrados. Durante à noite, por volta de 21h27, o fornecimento foi restabelecido a 100% dos clientes impactados.

 

Obras

Sobre as solicitações das cidades de Aroazes, Várzea Grande, Francinópolis e Pimenteiras, situadas na região Sul do estado, a Equatorial Piauí informa que o conjunto de investimentos e melhorias já previstos pela Distribuidora para a região Sul do Estado em 2021 contempla obras estruturantes que irão beneficiar diretamente os municípios.

Para Aroazes, com o objetivo de viabilizar o aumento da confiabilidade no sistema, entrará em operação até o dia 24 de outubro uma nova rede de média tensão, com 15 km de extensão, que trará ganhos de fornecimento diretos à região. A obra tem investimento de R$ 1,2 milhão e vem para beneficiar mais de 4.300 clientes nas zonas urbanas e rurais nos municípios de Aroazes e Santa Cruz dos Milagres.

Ainda no mês de outubro, também será energizado um novo circuito de média tensão interligando as Subestações de Valença e Elesbão Veloso, o que trará melhorias significativas para o fornecimento de energia para os municípios.

Para a região, também está prevista uma nova rede, como parte das obras do Programa Luz para Todos, permitindo a interligação dos municípios Novo Oriente a Várzea Grande, com início ainda em 2021 e conclusão prevista no segundo semestre de 2022.

Os investimentos da Distribuidora também seguem em Pimenteiras, onde foram instalados analisadores de tensão para um diagnóstico das necessidades de melhorias na cidade. Para o ano 2022, a Equatorial Piauí planejou algumas obras para a região. Será construída uma nova Linha de Distribuição Boa Esperança/Floriano, para garantir confiabilidade e robustez ao sistema que inicia na Usina de Boa Esperança e atende diversas cidades da região.

Como melhoria também está prevista a construção de um novo circuito ligando a Subestação Regeneração aos municípios de Tanque do Piauí e Várzea Grande. Essa obra será um importante recurso para atendimento aos clientes, uma vez que trará a possibilidade de transferências de cargas entra as subestações Regeneração e Novo Oriente. Isso significa que, em casos de interrupção no fornecimento de energia motivada por falha em um dos circuitos, a região poderá ser abastecida pela outra rede existente.

Comentários

Deixe um comentário

Veja também...