Pular para o conteúdo

Por influência do Mundial de Clubes, Fluminense estreia na Copinha com elenco jovem; veja promessas

Esquerdinha em jogo contra o The Strongest — Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense

O Fluminense estreia nesta quarta-feira pela Copinha de 2024. Às 15h15h (de Brasília), a equipe tricolor começa a busca pelo sexto título da competição, quando enfrenta o São Raimundo-RR, na cidade de São Carlos. Por mais que seja o segundo maior vencedor da história da Copa São Paulo, o Fluminense não conquista o torneio desde 1989. Neste ano a equipe está sem os principais jogadores da categoria Sub-21, que subiram para o time profissional e se reapresentam nesta quarta para a disputa das primeiras rodadas do Campeonato Carioca.

Isso aconteceu especialmente na atual temporada por causa do Mundial de Clubes que o elenco profissional disputou. Como a competição só terminou em 22 de dezembro, os jogadores relacionados para a competição voltaram para o Brasil no dia seguinte, ganharam férias e só retornam aos treinos no fim de janeiro. Enquanto isso, aqueles que não foram relacionados e alguns garotos com idade para atuar na Copinha estarão no Centro de Treinamento Carlos Castilho.

Sem os principais jogadores da última categoria antes do time profissional, a média de idade dos relacionados para a Copinha pelo Fluminense é de 18,4 anos. Dos 30 relacionados, 13 nasceram em 2005 e completarão 19 anos em 2024. É o caso de Agner, Davi Melo (filho de Felipe Melo) e João Lourenço, para citar apenas os mais conhecidos da torcida tricolor.

A provável escalação do Fluminense para a competição tem apenas um jogador com a idade-limite da competição. O meio-campista Freitas, que já esteve no time profissional, deve ser titular da equipe tricolor. Por outro lado, Riquelme Felipe, da vitoriosa geração da “Esquadrilha 07” deve ser o caçula da equipe. Foi Riquelme o autor do gol do meio de campo contra o time profissional do Boavista em jogo-treino em Xerém, no último sábado.

Time-base: Álvaro (19 anos); Júlio Fidelis (17), Davi Schuindt (19), Gustavo Cintra (18) e Léo Jance (18); Fabinho (17), Freitas (20) e Agner (18); João Lourenço (18), Riquelme Felipe (16) e Kelwin (17).

Por mais que não tenha os principais nomes das categorias de base à disposição, o técnico Caio Couto diz considerar que pelo tamanho do clube, o objetivo do Fluminense é sempre vencer. Ele chegou ao clube em novembro no ano passado e se diz admirador de Fernando Diniz.

– Um grande clube como o Fluminense quer sempre vencer e conquistar títulos. Então, vamos passo a passo, com os pés no chão, em busca dos nossos objetivos. Nosso primeiro desafio é contra o São Raimundo-RR, equipe de tradição de seu Estado e que merece total respeito. Buscamos jogar conforme o DNA Tricolor, de forma propositiva, envolvendo o adversário. Tenho certeza de que os atletas vão dar seu máximo para estrear com vitória na Copinha.

De seleção de base a campeão da Conmebol Libertadores

Entre os possíveis escolhidos de Caio Couto, um deles já é até campeão do maior título da história do clube. O lateral Esquerdinha foi titular do Fluminense na partida contra The Strongest, na altitude de La Paz, atuando o tempo inteiro na derrota tricolor na Bolívia.

Outros campeões no time profissional são o volante Freitas e o atacante João Lourenço. Eles participaram da campanha do Fluminense que foi bicampeão carioca em cima do Flamengo. Os garotos entraram no segundo tempo de partidas contra Madureira e Boavista, respectivamente.

O Fluminense também tem representantes no elenco das seleções de base do Brasil. Luiz Freitas e Matheus Reis foram campeões sul-americanos sub-15 e sub-17, respectivamente, em 2019 e 2023. Quem estava no elenco com Matheus Reis e depois ainda foi chamado para a Copa do Mundo da categoria foi o lateral Esquerdinha. Júlio Fidelis, Léo Jance, Fabinho, Riquelme Felipe e João Lourenço também já foram convocados.

O Fluminense estreia na Copinha nesta quarta-feira, contra o São Raimundo-RR, às 15h15 (de Brasília), pelo Grupo 13, sediado na cidade de São Carlos. No grupo do Flu também estão Lagarto-SE (adversário na segunda rodada, sábado) e São Carlense (na terça-feira, pela terceira rodada).

Fonte: Globo Esporte

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração