Pular para o conteúdo

Postos de saúde recebem ações do ‘Novembro Azul’ em Oeiras

novNovembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata, segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros, de acordo com Instituto Nacional de Câncer (Inca). Para conscientizar a população sobre o diagnóstico e prevenção da doença, a  secretaria de Saúde de Oeiras inicia, na próxima quarta-feira (11), ações direcionadas a saúde do homem em postos de saúde das zonas urbana e rural da cidade.

A coordenadora municipal das ações de saúde do homem, Alexsandra Fontes, explica que, este ano, além do combate e prevenção ao câncer de próstata, a secretaria vai desenvolver novas atividades. “Vamos abrir um leque e trabalhar a saúde integral do homem”, pontua a coordenadora.

O pontapé inicial das atividades acontece dia 11, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Oeiras Nova, numa mobilização noturna promovida pela secretaria municipal de Saúde. Segundo Alexsandra Fontes, a ação foi pensada para o público masculino que trabalha o dia inteiro e dispõem de pouco tempo para o acompanhamento da saúde. “O evento vai acontecer à noite para garantir a acessibilidade dos homens. Além disso, queremos abranger a classe dos mototaxistas, que passam o dia na correria e, dificilmente, procuram o posto de saúde”, assinala Alexsandra Fontes.

ale

Na agenda da mobilização estão programadas ações como: palestra com o médico urologista Dr. Hugo, que vai falar sobre doenças prevalecentes da população masculina; avaliação nutricional e bucal; realização de testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite B, além de aferição da pressão arterial e glicemia capilar. No dia seguinte, 12, homens a partir de 45 anos poderão fazer a coleta para a realização de exames laboratoriais.

Alexsandra Fontes frisa que desta vez, seguindo um apontamento do Ministério da Saúde, não serão feitos os testes rápidos para câncer de próstata. “O Ministério orienta trabalhar outras ações para a integralidade da saúde do homem e não somente a prevenção e combate ao câncer de próstata. Por isso, este ano, não recomenda o programa de rastreamento de câncer”, comenta a coordenadora, acrescentando que essas ações vão ser realizadas o ano inteiro e não somente no mês de novembro.

A coordenadora ressalta ainda que todos os postos de saúde do município – zona urbana e rural – estarão inclusos na mobilização.

 

Por Jadson Osório

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração