Pular para o conteúdo

Prédio histórico desaba no centro de Oeiras

Na manhã desta terça-feira, 09, a Pensão Portela desabou em Oeiras. O imóvel integra o complexo histórico e paisagístico tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), mas estava abandonado.

Em 2013, o promotor de Justiça, Carlos Rubem Campos Reis expediu recomendação para isolamento do local. Pois, o telhado e as fachadas internas já havia desmoronado, e o risco de acidentes e prejuízos aos moradores era visível.

No último mês de abril, durante o período chuvoso, parte do prédio desabou causando danos a uma casa vizinha, de propriedade da família Rêgo. Os moradores, que sempre acreditaram que o prédio pudesse ser reformado, enviaram alguns ofícios aos escritórios do IPHAN em Teresina e em Brasília e também ao Ministério Público, pedindo que fossem tomadas providências, no sentido de reformarem a casa, para assim evitar uma tragédia.

A antiga Pensão Portela, é um casarão do século XIX, repleta de história e memória de Oeiras. A casa foi habitada entre os anos 1920 a 1960 do século passado. A casa colonial já recebeu hóspedes ilustres como o então candidato a presidência da República, Adhemar de Barros, em 1955. No início dos anos 2000, o prédio entrou em ruínas.

Informações Mural da Vila

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração