Pular para o conteúdo

Prefeito de Tanque do Piauí avança proposta de implantação de geoparque

No último final de semana, o prefeito Tiel Sales, juntamente com a Secretária de Cultura Simone Nunes, participou de uma reunião, em que a pauta foi a implantação do Geoparque Chapada Grande, que envolve os municípios de Tanque do Piauí, Regeneração, Amarante, Cajazeiras do Piauí, entre outros que fazem parte do complexo chapada grande.

Participaram da reunião também, o diretor executivo do Geoparque Araripe, Eduardo Guimarães, o Pesquisador Dr. Rafael, o arqueólogo Alexandre Mota, vereador Samuel, representando o município de Regeneração-Pi, e várias outras autoridades políticas locais e da região, participaram ainda, secretários, assessores, professores e representantes da sociedade civil em geral.

Em sua fala, Eduardo Guimarães relata que um “geoparque constitui uma atração turística internacional com cunho científico por ser uma área de interesse arqueológico. Nele os visitantes e pesquisadores podem ter acesso à história da formação da Terra e das transformações ao longo dos bilhões de anos. As estratégias envolvem a conservação da natureza, a educação e a promoção do desenvolvimento econômico sustentável das comunidades locais”.

“A criação do geoparque será um marco para a nossa cidade e para a nossa região, incentivando o turismo e valorizando a nossa relevância em trabalhar a biodiversidade. Esse é um marco importante, pois mostrará o valor e a importância geológica em Tanque do Piauí”, disse o prefeito Tiel Sales.

Para a secretária de cultura Simone Nunes, a importância de um projeto da magnitude do Geoparque, tem impacto positivo em nível local e regional, e traz inúmeros benefícios ambientais, sociais e econômicos à população dos municípios que fazem parte do projeto, consolidando-se como uma proposta de desenvolvimento territorial sustentável, através da geoconservação, educação e turismo, com base no geopatrimônio da região.

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração