Pular para o conteúdo

Prefeitos do Piauí assinam termo em Brasília do Água para Todos

Em cerimônia oficial na próxima terça-feira (10), em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff recebe prefeitos do Nordeste para assinatura dos termos de compromisso para a construção de pequenos sistemas de abastecimento d´água, dentro do Programa Água para Todos. 50 municípios do Piauí receberão 22,5 milhões de reais para a construção de 150 sistemas.

A seleção dos municípios beneficiados foi realizada pelo Comitê Integrado de Combate à Seca na região do Semiárido piauiense, em reunião na sede da Associação Piauiense de municípios (APPM), no dia 14 de agosto, onde estiveram presentes representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Defesa Civil Estadual, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR), Exército e o engenheiro piauiense Henrique Pires, que é Diretor de Saúde Ambiental da Funasa, em Brasília-DF.

 

“A seleção dos municípios prioritários seguiu recomendações do Ministério da Integração, repassadas na reunião de Recife, do último dia 5 de agosto”, destaca Arinaldo Leal, presidente da APPM.

 

Arinaldo ressalta ainda que o Comitê está tendo o cuidado para que as ações dos diversos órgãos que desenvolvem projetos na área não se conflitem com a iniciativa que se inicia.

 

“Esse projeto se diferencia dos demais porque deve focar principalmente nos sistemas de abastecimento, captando água de poços já perfurados por outros programas, como também dos sistemas simplificados de abastecimento, os populares chafarizes”, explica o presidente.

 

A Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) é a conveniada do projeto, órgão que repassará os recursos diretamente aos municípios, que executarão a construção dos sistemas. Cada pequeno sistemas de abastecimento d´água deve atender a no mínimo 20 famílias de comunidade rural, custando no máximo 130 mil reais.

 

“Acredito que os municípios tenham mais capacidade de executar esse projeto do que os órgãos estaduais e federais”, diz o presidente da APPM. Arinaldo revela ainda a expectativa de levá-lo a todos os municípios do semiárido. “O Ministério da Integração Nacional está testando a capacidade do município executar um projeto como esse, se a iniciativa der bons resultados não tenho dúvidas que todos os municípios que necessitem mesmo serão contemplados”, conclui.

 

Fonte: Cidade Verde

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração