Pular para o conteúdo

Prefeitura de Oeiras através da SEMUSA realiza Campanha de Combate a Hanseníase

O prefeito Lukano Sá participou nesta quarta-feira, dia 27, na Câmara Municipal de Vereadores das ações ao combate à hanseníase, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.  Na ocasião estiveram presentes a secretaria de Saúde Auridene Freitas, Secretaria de administração e Finanças Jose Raimundo, Secretario de Cultura Stefano Ferreira, Secretario de Obras Luís Fernando, Secretaria e Assistência Social Daniele Leitte e o Chefe de Gabinete Raimundo Cassiano.

Lukano SEMUSA

As ações ao combate à hanseníase foram iniciadas no dia 25 de fevereiro e vão até o dia 05 de março. O enfoque principal é informar para população da existência da Hanseníase e divulgar as redes de acesso para os diagnósticos e os tratamentos, além de orientar que a medicação e o tratamento são gratuitos e disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

 

Auridene01
Auridene Freitas – Secretária Municipal de Saúde

Em entrevista a Secretaria Auridene Freitas falou que Secretaria de Saúde está trabalhando a capacitação dos agentes de saúde da zona rural e urbana. Na manhã desta quarta-feira, dia 27, foi feita a capacitação com os agentes da zona rural e pela tarde será feita com os agentes da zona urbana. Dia 28 pela manhã Dr. Luimar, referência no Estado do Pi em relação a estas capacitações que ele vem fazendo com os médicos e enfermeiros. Dia 01 será trabalhado o Dia “D” o Diagnostico da mancha suspeita, o atendimento será feito no setor de hanseníase e tuberculoses os pacientes serão atendidos por um grupo de autocuidado onde o publico alvo já se encontram em tratamento.

 

A divulgação esta sendo feita através das mídias locais de Oeiras, já foi registrado no município de Oeiras dez casos de Hanseníase, um na zona rural e nove na zona urbana. A cidade de Oeiras é considerada uma área endêmica, sendo que o Ministério da saúde tem o compromisso de eliminação da Hanseníase, como problema de saúde publica ate 2015, ou seja, alcançar menos de 1 (um)caso por 10mil habitantes. Oeiras tem mais de três casos a cada dez mil habitantes.

 

A Secretaria de Saúde de Oeiras tem como estratégia para o ano de 2013:

 

1-      A realização de busca ativa de novos casos, ao invés de diagnosticar por demanda espontânea através da ESF.

2-      Intensificação de atividade de educação em saúde voltada para a comunidade, no tocante esclarecimento, sobre diagnostico e tratamento da hanseníase, através de profissionais habilitados.

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração