O primeiro Fla-Flu da temporada 2022 do futebol brasileiro será no Piauí. Bem antes dos irmãos mais ricos entrarem em campo no Campeonato Carioca, Fluminense-PI e Flamengo-PI jogam pela segunda rodada do Campeonato Piauiense. O clássico dos xarás famosos é nesta terça-feira, às 21h30, no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina.
Na estreia do estadual, o Fluminense-PI – vice-campeão da temporada 2021 do Piauiense – venceu fora de casa a equipe do Parnahyba. O Vaqueiro Tricolor derrotou o rival por 3 a 0, com dois gols de Mário Sérgio e um de Bismarck.
O Flamengo-PI ficou no empate com o 4 de Julho. Jogando no Lindolfo Monteiro, o Rubro-Negro não saiu do 0 a 0. O Leão não ganha uma taça do estadual desde 2009, ou seja, são 13 anos sem soltar o grito de campeão no Piauí.
No ano passado, nos dois duelos entre os times, realizado após hiato de quatro décadas, os times empataram por 1 a 1 no primeiro turno, e o Fluminense-PI goleou no returno por 4 a 0.
Fluminense-PI, técnico Marcelo Vilar
Com elenco mais robusto à disposição, Vilar deve manter o time da primeira rodada. No pós-jogo, o treinador reforçou a necessidade de se continuar melhorando por causa do nível do estadual em 2022. Segundo ele, apesar do placar elástico no litoral, o campeonato é complicado.
Para o duelo, três jogadores do time sub-20 foram promovidos ao elenco principal. O lateral Batista, o zagueiro David e o atacante Moisés passam a compor parte do elenco do Vaqueiro. O trio esteve na Copa São Paulo de Futebol Júnior.
- Desfalques: os atacantes Eduardo e Vanderlei estão no departamento médico. Edu trata de uma lesão de grau 1 na panturrilha. Por outro lado, Vandeco deve retornar na terceira rodada, contra o Corisabbá. Ele está aos cuidados da ala física do clube.
Escalação provável: Nicolas; Gean, Michel, Ramon e Tiaguinho; Mazinho, Janeudo e Pio; Júnior Prego, Tarcísio e Mário Sergio
Flamengo-PI, técnico Jorge Saran
Na estreia, o Flamengo-PI teve muitos problemas. Com dificuldade de regularizar atletas no BID, o sistema de registros de contratos da CBF, o Saran não teve quatro titulares que faziam parte da formação titular na pré-temporada. No banco, no empate com o 4 de Julho, só estavam dois goleiros, um zagueiro e um atacante que ainda não tinha jogado.
Saran alertou à diretoria que não irá conseguir fazer milagre em todas as rodadas.
Contra o Fluminense-PI, o volante João Paulo, regularizado, passa a ser opção no meio campo, algo que o treinador não tinha na rodada passada. O lateral Telo também teve contrato no BID, assim como o zagueiro Renato França e o atacante João Victor.
- Dúvida: o atacante Lucka saiu durante o primeiro tempo contra o 4 de Julho com dores no joelho. Na segunda, o jogador fez exames.
Escalação provável: Felipe Gama (Leonardo); Telo, Tito, Tonhão e Samuel; Alberto, Glauber e Biel; Caio, Juninho e João Victor.
Árbitro: Ideilon Helton Alves Lima
Assistente 1: Alisson Lima Damasceno
Assistente 2: André da Silva Andrade
Quarto árbitro: Antônio Francisco Cordeiro de Paula
Fonte: Globo Esporte