Publicidades
EsportesMancheteOeiras

Professor Markito, 18 anos de cadeirante, uma história de amor e superação pela capoeira

 

Manoel Rodrigues Ferreira, conhecido popularmente como ‘professor Markito’, conhecido também por ter uma história de amor e superação pela capoeira, completa 18 anos de cadeirante nesta terça-feira, 16.

 

O ‘professor Markito’ é conhecido em Oeiras e região por comandar um dos maiores grupos de capoeira da cidade de Oeiras, o grupo Raízes do Brasil, e conhecido também por sua história de luta e superação.

No ano de 2003 o ‘professor Markito’ foi acometido com por um vírus que causou uma lesão em sua medula, e o deixou paraplégico. Três meses após sofrer a lesão e perder os movimentos, ele perdeu um irmão, o irmão que o ajudava do nada foi embora, por causa de uma espinha nas costas que inflamou, foi mais outro fato que ocorreu e não teve explicação. Mais três meses se passaram e o professor perdeu seus alunos para outra marca. Foi aí que a capoeira neste período passou a ser um centro de reabilitação, “ela é fisioterapia e ao mesmo tempo cada aluno é um psicólogo, é uma troca de motivação que me fortalece cada dia”, explica o professor.

 

15 anos após estar à frente do Grupo de Capoeira Raízes do Brasil, o ‘professor Markito’, fundou o Grupo Liberdade. Após várias provações, Manoel Rodrigues Ferreira, aprendeu a ver o mundo, de uma forma mais humana e observando os detalhes do cotidiano, após a cadeira.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo