Pular para o conteúdo

Professor picoense é um dos 20 brasileiros selecionados para participar de intercâmbio na Suíça e Portugal

????????????????????????????????????

prof

Para a educação não há fronteiras. Na vida do físico e professor picoense, Brendon Sebastião Marcos Barros, de 25 anos, a afirmação faz todo sentido após ser selecionado para participar de um curso na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), em Genebra, na Suíça.

Brendon Barros recém graduado em Física pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) representa o Estado integrando o grupo de 20 docentes brasileiros que participarão do intercâmbio internacional, tendo como roteiro de estudos Portugal e Suíça. A seleção para o curso no CERN foi feita pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) em parceria com demais órgãos de construção do pensamento científico mediante avaliação curricular e análise de projeto.

O professor que sempre teve paixão pelo conhecimento destaca a expectativa de participar do programa de estudos no maior laboratório de Física do mundo.

“A seleção pra participar do curso é uma coisa gigantesca, na conquista pessoal e profissional. O CERN é o maior centro de pesquisa, todo físico tem que pisar lá um dia, é lá onde tudo acontece. Visitar esse local onde os prêmios Nobels caminham, pessoas de alto patamar acadêmico, será uma experiência incrível. Quero reverter essa conquista para a Educação Pública, mostrar que os alunos podem aprender ciência de verdade e não se tornar algo mecânico”, frisou.

Brendon Barros destaca que o curso apresenta a Física pura, na sua abordagem mais densa, levando um conhecimento moderno e contemporâneo acerca da área para os professores que participam do curso. Este mesmo conhecimento adquirido deverá retornar para escolas onde os professores participantes atuam, numa tentativa de melhorar o ensino.

Intervenção Social

Um dos elementos significativos que levaram o professor picoense ser selecionado para o CERN foi o projeto intitulado “Ciência no Sertão”. O projeto de intervenção na comunidade educativa tem como foco as escolas públicas, onde se propõe levar para os alunos o conhecimento de uma Física moderna, fomentando o desenvolvimento do pensamento científico.

“O projeto tem por objetivo visitar escolas públicas, formando novos cientistas, mostrar que eles podem conhecer uma Física mais moderna, atual. Estimulá-los a seguir uma carreira científica. Assim, serão desenvolvidos palestras, treinamentos com os professores”, pontuou.

Esta é uma atitude que o professor busca levar a frente inspirado no físico Richard Feynman, um grande divulgador e defensor da Ciência verdadeira, que formou gerações e mentes pensantes.

Apoio Financeiro

O intercâmbio internacional que acontecerá de 28 de agosto à 10 de setembro do corrente ano, demanda altos recursos financeiros em média R$ 12 mil, valor que o professor Brendon não possui condições no momento de arcar.

Para tanto e com o objetivo de sensibilizar a sociedade para colaborarem na concretização deste objetivo de vida, Brendon criou o site de arrecadação virtual, onde as pessoas podem doar qualquer quantia.

“Pra poder fazer a viagem eu preciso de apoio para arcar com os custos que terei, passagem, hospedagem. Criei uma vaquinha online para captar esse tipo de recurso. O site é seguro, você pode doar qualquer valor porque você fica mais livre de doar valores determinados. A vaquinha tá andando no meu Instagram, onde tem o link do site”, concluiu.

Doações podem ser feitas através do link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/616866

 

 

 

Fonte: Folha Atual

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração