Pular para o conteúdo

Professores da UESPI deflagram greve, reunião com comissão de justiça será hoje dia 19

Os Professores e Servidores da UESPI (Universidade Estadual do Piauí) deflagraram nesta segunda-feira, 18, mais uma greve, desta vez sem previsão de volta. A categoria já estava em negociação há mais de uma semana, a deliberação sobre a greve se deu em uma assembleia, pela falta de respostas do governo após a promessa de retirar a Uespi da lei que autoriza milhares de demissões de vários órgãos do Governo do Estado.

greve

Foto: Reprodução

A UESPI é uma das principais instituições pública de Ensino do Estado, o que representa ser uma porta de entrada para o futuro de muitos jovens que dependem da instituição para obter a sua formação profissional.

Esta não é a primeira vez que uma greve prejudica a sociedade, porém, a greve é um direito constitucional está prevista nos moldes dos direitos trabalhistas, diz a Constituição, a greve é a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, da prestação de serviços ao empregador. Este direito é garantido pela Constituição Federal, em seu artigo 9º: “É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender”.

A Presidente da Associação dos Docentes da UESPI deixou claro que, estavam reivindicando a retirada da instituição da lei que que autoriza milhares de demissões dos servidores de vários órgãos do Governo. “Já temos alguns campi no interior, como Oeiras, onde já estávamos totalmente em greve desde ontem. Prometeram a retirada da Uespi da lei, mas ela não passou em nenhuma comissão e até agora não temos nenhuma segurança que a Uespi esteja fora disso. O que nós queremos é que a Uespi esteja fora disso”,explica Lina Santana.

A categoria também reclama concurso público para a abertura de novas vagas, promoções e progressões que os professores estão sem receber desde agosto e uma lei que regularize a situação dos técnicos administrativos. Segundo a presidente, a questão salarial não foi incluída no bojo da greve.

Nesta terça-feira (19) a categoria se reúne com a comissão de Justiça da Assembléia Legislativa para saber qual será o posicionamento legal sobre o assunto. Segundo Lina, o governador ainda não se posicionou sobre a greve. Até o acordo os alunos da instituição permanecem sem aulas.

Nota da Uespi

A administração superior da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) informa que até o presente momento não foi notificada pela Associação dos Docentes da UESPI (ADCESP) e Sindicato dos Trabalhadores da UESPI sobre os encaminhamentos que motivam a greve de professores e técnicos administrativos. Na manhã desta segunda-feira (18), as duas categorias estiveram reunidas em Assembleia com professores, técnicos administrativos e alunos dos campi de Teresina, Campo Maior, Floriano, Oeiras e Picos.

Por: Edvan Oliveira

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração